EQST

Qual A Diferença De Hemodilise E Dilise Peritoneal?

Qual a diferença de hemodilise e dilise peritoneal? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Qual a diferença de hemodiálise e diálise peritoneal?

Hemodiálise - Uso de um equipamento específico que filtra o sangue diretamente e o devolve ao corpo do paciente com menos impurezas. Diálise peritoneal - Uso de equipamento específico que infunde e drena uma solução especial diretamente no abdômen do paciente, sem contato direto com o sangue.

Como é feita a diálise peritoneal?

Um líquido de diálise é colocado na cavidade e drenado, através de um cateter (tubo flexível biocompatível). O cateter é permanente e indolor, implantado por meio de uma pequena cirurgia no abdômen. A solução de diálise é infundida e permanece por um determinado tempo na cavidade peritoneal, e depois drenada.

Quem pode fazer diálise peritoneal?

Pessoas que apresentam insuficiência renal aguda ou crônica podem realizar a diálise peritoneal, uma opção de tratamento em que o processo de filtragem do sangue ocorre dentro do corpo do paciente, diferentemente da hemodiálise.

Como é feito a diálise?

A diálise é realizada por meio da filtração do sangue que é retirado pouco a pouco do organismo através de uma agulha especial para a punção da fístula arteriovenosa (FAV).

O que é CAPD?

A Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua (CAPD) é uma forma de diálise usada para muitos pacientes com IRC (Insuficiência Renal Crônica). A CAPD é feita em casa pelo paciente ou por uma pessoa treinada que pode ser um membro da família.

Para que serve a diálise?

O objetivo da diálise é substituir parcialmente as funções dos rins, removendo as toxinas e o excesso de líquido do corpo. Na diálise peritoneal, feita na casa do paciente, o peritônio (membrana que reveste a cavidade e órgãos abdominais) atua como um filtro.