A cobra rei, também conhecida por cobra real, é uma serpente que vive principalmente no Sul da China, Índia e Sudoeste asiático. A cobra rei é a maior cobra venenosa do mundo, podendo medir quase 6 metros de comprimento e o seu nome científico é Ophiophagus hannah.
A morte pode acontecer 30 minutos após o envenenamento e os anti-venenos são fabricados apenas pela Cruz Vermelha na Tailândia e o Instituto Central de pesquisa da Índia, o que dificulta o estoque do medicamento porque ele é fabricado em pequena quantidade por esses laboratórios.
Nome popular: Cobra cipó Classe: Reptilia Ordem: Squamata Família: Colubridae Nome científico: Chironius bicarinatus Nome inglês: Green snake Distribuição: América do Sul Habitat: Mata Atlântica Hábito: Diurno Particularidades: Esta espécie é bastante agitada e geralmente foge assim que avistada. É muito arisca e pode morder. Possui uma coloração que se confunde muito com o ambiente, principalmente por passar a maior parte do tempo nas árvores e arbustos. Atinge cerca de 1,20m, e […]
O interessante é que pouco tempo antes do nascimento dos filhotes a mãe deixa o ninho, acredita-se que para não acabar os comendo. Em média os filhotes nascem com 35 cm e, o veneno tem o mesmo grau de toxinas que o dos indivíduos adultos.
Seu veneno não é tão tóxico quanto o de outras espécies, porém em apenas uma picada consegue inocular 7 mililitros do mesmo, essa quantidade é suficiente para matar um elefante adulto ou então 20 pessoas adultas.
A picada da cobra rei pode ser fatalse não houver a aplicação de um anti-veneno o mais rápido possível. Isso porque ela tem uma capacidade de inocular grandes quantidades de veneno e o mesmo possui neurotoxinas que atacam o sistema nervoso e são muito prejudiciais ao organismo humano.
Assim como outras cobras ela captura as informações sensoriais através da sua língua bifurcada que pega partículas do cheiro e transfere para um órgão sensorial específico que fica localizado no céu da boca da cobra. Além disso, ela também tem uma sensibilidade muito grande às vibrações terrestres, que é uma grande aliada na capturação das suas presas.
O tipo de dentição da Ophiophagus hannahé aproteróglifa, ou seja, duas presas curtas e fixas na parte frontal da boca que tem o poder de inocular veneno.
Muitos herpetocultores, ou donos de cobras, têm Cobras Rei como animais de estimação, pois são considerados fáceis de cuidar, mesmo para iniciantes. Um cuidado é usar roedores vivos como alimento; essa prática é ilegal em muitos países, já que a cobra-rei, não agressiva e não-venenosa, provavelmente sofre de picadas de rato quando dentro de uma gaiola com a presa viva.
Nome popular: Caninana Classe: Reptilia Ordem: Squamata Família: Colubridae Nome científico: Spilotes Pullatus Nome inglês: Rat snake Distribuição: Américas Central e do Sul Habitat: Cerrado e Mata Atlântica Hábito: Diurno Particularidades: A Caninana tem fama de cobra brava, que corre atrás e alguns dizem que ela é extremamente perigosa, porém tudo não passa de uma fama injusta. Apesar de chegar a 2,50m de comprimento e de achatar o pescoço quando […]
A Cobra Rei possui uma característica bastante incomum às serpentes, constrói um ninho para depositar seus ovos. O ninho é feito de folhas, galhos e outros materiais vegetais e têm dois compartimentos, o inferior abriga os ovos e o superior é ocupado pela mãe que os protegem de predadores. Os compartimentos são separados por folhas.
A gestação dura entre 50 a 59 dias e podem eclodir de 12 a 51 ovos por vez. As mães são geralmente muito cuidadosas com o nascimento das crias, mas logo quando eles nascem ela deixa o ninho.
Quando isso acontece, ergue um terço de seu corpo, expande a capa, começa a emitir silvos semelhantes ao rosno de um cão e mantendo-se nesta posição começa a se aproximar do agressor a fim de atacá-lo.
As cobras rei não têm faixas vermelhas e amarelas tocando, enquanto os corais fazem. “Vermelho tocar amarelo vai doer um companheiro” é uma rima comum usada para lembrar a diferença.
A cobra rei possui de 17 a 19 fileiras de escamas corporais lisas e quando é jovem apresenta uma coloração castanha escura ou preta, com barras transversais brancas ou amarelas. Já as cobras reismais velhas geralmente são uniformemente marrons.
A cobra rei tem hábitos diurnos, se alimenta de outras cobras e, ocasionalmente, de alguns outros vertebrados como lagartos e roedores. É uma cobra perigosa, mas normalmente evita o contato com humanos.
Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Espécies, Preta
Quanto ao seu estado de conservação, a espécie é classificada como vulnerável, devido à destruição de seu habitat proporcionado pela agricultura e atividade madeireira; a perseguição motivada pelo medo; e a caça para se obter carne, pele e o fígado que é utilizado na medicina tradicional.
NOME COMUM: Jibóia NOME EM INGLÊS: Redtail Boa NOME CIENTÍFICO: Boa constrictor FILO: Chordata CLASSE: Reptilia ORDEM: Squamata FAMÍLIA: Boidae COMPRIMENTO: 4,5 m VELOCIDADE: cerca de 500 m/h PERÍODO MÁXIMO DE VIDA: 23 anos CARACTERÍSTICAS: Vivípara. Vestígios de membros posteriores COR: confunde-se com o ambiente.. Há muitas histórias de Jibóias enormes, com 10 ou até 15 m de comprimento, que estrangulam pessoas enroscando-se em seus corpos. Outras falam de jibóias […]
Enquanto todas as cobras Colubridae são não-venenosas ou levemente venenosas, a cobra-coral é um membro da família Elapidae de espécies mortais que incluem a mamba, cobra e krait.