O sistema cardiovascular é composto pelas seguintes estruturas:
O coração é formado por duas câmaras superiores, os átrios, e duas câmaras inferiores, os ventrículos. Os átrios estão separados pelo septo interatrial, e os ventrículos separam-se pelo septo interventricular.
O sistema circulatório e o sistema respiratório estão intimamente ligados, uma vez que é o sangue que transporta o oxigénio a todas as partes do corpo humano onde ele é necessário. O sistema circulatório é constituído por um órgão impulsionador - coração - e por vasos sanguíneos que transportam o sangue.
O coração humano divide-se internamente em quatro cavidades: Dois átrios: Cavidades superiores por onde o sangue chega ao coração; Dois ventrículos: Cavidades inferiores por onde o sangue sai do coração.
O coração humano pode ser dividido em quatro cavidades: Dois átrios ou aurículas: São as cavidades superiores, que recebem sangue quando este chega ao coração; Dois ventrículos: São as cavidades inferiores, que expulsam o sangue, bombeando-o para fora do coração.
A cavidade nasal na realidade são duas cavidades paralelas que se estendem das narinas até à faringe e estão separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa. Em seu interior existem dobras chamadas conchas nasais, que têm a função de fazer o ar rotacionar.
As cavidades são os espaços que moldam o corpo e podem ser considerados buracos onde os órgãos e sistemas estão alojados. Nos organismos superiores, as seguintes cavidades podem ser distinguidas: craniana, espinhal, torácica e abdominopélvica. Este último pode ser dividido em cavidade abdominal e cavidade pélvica.
A função essencial destas cavidades é a proteção dos órgãos que aí estão encerrados contra injúrias exteriores.
A estes espaços chamamos de cavidades do corpo. Existem duas cavidades principais. São elas: cavidade dorsal do corpo e cavidade ventral do corpo. A primeira é formada pelos ossos do crânio, onde encontramos o encéfalo; e também pelo canal vertebral (coluna vertebral + medula espinal).
O coração humano possui quatro cavidades, ou câmaras: duas aurículas na parte superior e dois ventrículos na parte inferior. As aurículas recebem o sangue, enquanto os ventrículos têm a função de o bombear.
a) Cavidade ventral (na frente do corpo): é formada pelas cavidades torácicas e abdominopélvica. A cavidade torácica contém: o coração, os pulmões, a traquéia, os grandes vasos e o esôfago. A cavidade abdominopélvica é separada da cavidade torácica por um músculo chamado de "diafragma".
A bexiga urinária, útero, tuba uterina e ovários (em mulheres) são considerados órgãos abdominais e pélvicos.
O esqueleto humano é dividido em duas partes: esqueleto axial e esqueleto apendicular.
A cavidade abdominal está situada acima da abertura superior da pelve e é limitada superiormente pelo diafragma. É contínua inferiormente no estreito pélvico com a cavidade pélvica. A cavidade abdominal é ocupada pelo peritônio e vísceras abdominais.
É comum ao profissional de enfermagem utilizar o método dos quadrantes para uma avaliação mais exata da região abdominal, que consiste na divisão do abdômen em quatro regiões iguais, usando duas linhas perpendiculares que se cruzam na linha umbilical.
Existem duas formas principais de categorização, a primeira mais simples e observada pela divisão do abdome em quatro quadrantes, e o segundo método, que divide o abdome em nove segmentos....Região do hipocôndrio direito