Exemplos dessa categoria são DAR, ENVIAR, RESPONDER, PERGUNTAR, DIZER, PROVOCAR, que são subdivididos em concordância pura e reversa (backwards). Os verbos com concordância apresentam a direcionalidade e a orientação. A direcionalidade está associada às relações semânticas (source/goal).
Ref.: 6a Questão Na LIBRAS temos dois tipos de verbos: direcionais e não direcionais. Assinale a alternativa CORRETA em relação a esses verbos. Todos os verbos na LIBRAS têm concordância. Os verbos não direcionais possuem concordância e têm como ponto inicial o sujeito e final o objeto.
Na libras, a flexão de verbos ocorrem por mecanismos discursi- vos, contextuais e espaciais.
Exemplos dessa categoria são: CONHECER, AMAR, APRENDER, SABER, INVENTAR, GOSTAR. Os verbos simples podem incorporar pontos espaciais em determinadas situações.
Quando há apenas uma oração, ou seja, um verbo, ele é chamado de período simples; quando há dois ou mais verbos, ele é chamado de período composto. Não pare agora...
Os verbos direcionais são verbos que têm concordância e a direção do movimento marca os pontos iniciais no sujeito e finais no objeto. Todos os verbos na LIBRAS são direcionais, já que todos os sinais têm movimento.
Tabela com exemplos de verbos conjugados
Utilizado para descrever as coisas, o Simple Present é formado pelo verbo principal na forma-base, em frases afirmativas, e pelo uso do verbo auxiliar do, em frases negativas e interrogativas. O Simple Present é empregado para expressar ações do dia a dia.
O Simple Present é o equivalente na língua inglesa ao Presente do Indicativo. Esse tempo verbal é usado para expressar fatos e situações recorrentes ou como as coisas são no momento em que se diz.
Simple Future (Futuro Simples) é um dos tempos verbais em inglês utilizado para indicar ações futuras.
O futuro é uma forma verbal comumente utilizada para expressar eventos que ainda não aconteceram, estando estes situados depois do ato de fala, ou da escrita. O futuro simples em inglês é construído pelo verbo modal ou auxiliar will, ou pelo menos comum shall, seguido do verbo principal no infinitivo, sem to.
Como conjugar o simple future com o auxiliar going to Nas frases afirmativas, a estrutura é formada da seguinte maneira: sujeito + verbo to be + going to + infinitivo do verbo: You are going to (You're going to) We are going to (We're going to)
Para passar a frase para o futuro, você deve acrescentar o "will" + o verbo no infinitivo. Exemplo: I will play videogame (Eu vou jogar videogame). (Basta colocar o verbo no infinitivo sem -TO.
Exemplos – frases com will:
Resposta: O future with will (futuro com will) geralmente é usado para fazer referência a uma ação futura que indica incerteza. Essa indicação costuma ser expressa através do uso do will com determinadas palavras ou expressões como: Maybe (talvez); I think (eu acho que);
Podemos dizer que will indica uma previsão; um futuro que não é totalmente certo. Exemplos: It will rain tomorrow. (Amanhã vai chover.)
O tempo do futuro na língua inglesa tem duas formas: o futuro com o verbo auxiliar "will" e com a expressão "to be going to". Este tempo verbal será formado pela colocação do verbo auxiliar "will" antes do verbo principal em sua forma natural. Ex.: It will be good to see my friends after all these years.
Portanto, lembre-se: quando não tiver certeza do que fará no futuro use o “will” acompanhado de expressões de incerteza. Por outro lado, se você tiver certeza e já está se planejando, então faça uso do “going to”.
Resposta: Como regra geral, podemos dizer que Will indica incerteza e Going to indica certeza.
1 – Não tem segredo: quando usamos will para expressar futuro, basta colocá-lo antes do verbo principal. Se quiser colocar o verbo na sua forma negativa, basta colocar o not na frente dele (will not) ou usar a forma contraída: won't.
Além de verbo auxiliar, o do também pode ser usado como “fazer”. Neste caso, o did pode aparecer na frase como “fiz”, “fez”, “fizemos” e “fizeram”. Veja: Phill did it for me.
Did é geralmente usada em inglês para indicar que a sentença ou está na forma interrogativa (é uma pergunta) ou é uma sentença negativa (tem um “não” nela). Na negativa esse “não” pode ser escrito ou como did not ou como didn't (a forma abreviada de did not).
O Simple Past é um tempo verbal do inglês e é utilizado para se referir a situações e fatos que já aconteceram e se limitaram àquele tempo, ou seja, tiveram início e fim no passado. Por exemplo: She arrived yesterday. – Ela chegou ontem.
As formas negativas e interrogativas do Past Simple são feitas com o verbo auxiliar Did (passado de Do), acompanhado do verbo principal no infinitivo sem to.