Uma das principais fontes de energia da civilização contemporânea é a energia elétrica. O princípio físico no qual uma das partículas atômicas, o elétron, apresenta uma carga negativa, é o fundamento dessa forma de energia, que tem uma infinidade de aplicações na vida moderna.
O estudo da eletricidade se divide em duas partes. quais?
Para calcularmos a carga elétrica desse corpo, basta levarmos em conta a diferença entre o número de prótons e elétrons, observe: Como explicado no enunciado, o corpo tem mais prótons que elétrons, por isso, sua carga será positiva.
O próximo passo é substituir os valores na fórmula e calcular a força elétrica. Chegamos a conclusão que a intensidade da força elétrica que age sobre as cargas é de 54 N....Para que é usada a fórmula da força elétrica e como calcular?
Na interação entre dois corpos, a força varia com o tempo. ... Quando uma força F, de direção constante, mas de intensidade variável, atua no sistema em estudo, o cálculo da intensidade do impulso dessa força exige artifícios de cálculo superior.
O teorema do impulso diz que a aplicação de uma força sobre um corpo durante um determinado intervalo de tempo resulta em uma variação da sua quantidade de movimento.
O teorema do impulso estabelece que o impulso resultante é igual a variação da quantidade de movimento do corpo. Na verdade, quando Isaac Newton deduziu sua famosa segunda lei, ela foi escrita no formato do teorema do impulso: F⋅Δt=m→Δv F ⋅ Δ t = m Δ v → .
Sempre que um corpo ganha quantidade de movimento, outro corpo perde igual quantidade de movimento. Essa é a lei da conservação da quantidade de movimento. ... Com isso, podemos afirmar que a quantidade de movimento do sistema se conserva.
A quantidade de movimento também é chamada de momento linear. ... Também chamada de momento linear, a quantidade de movimento é a grandeza vetorial que resulta do produto da velocidade do corpo por sua massa. Essa grandeza deve ser conservada para um sistema livre da ação de forças externas.