Meristemas apicais: são aqueles que estão posicionados na região do ápice da raiz, do caule e de suas ramificações e são responsáveis pelo crescimento longitudinal da planta. A partir desse tipo de meristema, é formado o meristema fundamental, a protoderme e o procâmbio.
O tecido epitelial é responsável por diversas funções, como proteção, absorção, secreção e excreção. Além disso, também tem como função a formação das glândulas. Revestimento de superfícies: essa função é de extrema importância, pois é o tecido epitelial que protege a superfície revestida de choque mecânicos.
Os tecidos epiteliais de revestimento apresentam suas células dispostas em uma ou mais camadas e são responsáveis pelo revestimento da superfície externa e das cavidades internas do corpo como a luz dos vasos sanguíneos e de todos os órgãos ocos. ...
Epitélio que apresenta uma única camada de células, porém, a localização dos seus núcleos está em diferentes alturas no epitélio – o que dá a impressão de estrato. Assim, o epitélio é chamado pseudo-estratificado.
Especializações das células epiteliais As principais diferenciações são os cílios e os microvilos (ou microvilosidades). Os epitélios que apresentam células ciliadas são genericamente chamados epitélios ciliados.
Os cílios impelem uma camada fluida de muco que recobre as vias aéreas. A camada de muco captura patógenos (micro-organismos potencialmente infecciosos) e outras partículas, evitando que cheguem aos pulmões.
Os cílios existententes dentro da traqueia são capazes de reter partículas e microrganismos. Existe também muco que reveste a traqueia e ajuda na filtração do ar, retendo bactérias e poeira. Após a filtragem do ar, essas partículas são conduzidas para fora do organismo por meio dos cílios.