A articulação esternoclavicular apresenta uma cápsula bastante forte, sendo formada por três ligamentos, o ligamento esternoclavicular, costoclavicular e interclavicular./span>
Ligamentos e cápsula articular Sua principal função é criar estabilidade e manter a clavícula em contato com o processo acromial da escápula. Devido à proximidade desses ligamentos, é comum que uma lesão na articulação também leve à uma ruptura de alguns ligamentos./span>
A glenoumeral é uma articulação que está associada à cintura escapular. Os movimentos permitidos por esta articulação estão relacionados à rotação interna e externa do ombro, além de abdução, adução, flexão e extensão.
São cinco os movimentos artrocinemáticos: giro, rolamento, tração, compressão e deslizamento. ... NOTA: Os movimentos artrocinemáticos são influenciados pela forma das superfícies articulares, as quais determinam as articulações em ovóide ou selar.
A articulação esternoclavicular é a que conecta o membro superior ao esqueleto axial, especificamente a extremidade esternal com o manúbrio do esterno....Publicidade.
No total, os movimentos da escápula são: elevação, depressão, abdução e adução. Estes movimentos requerem deslizamento da mesma sobre o tórax. Normalmente existe flexibilidade considerável de tecido mole, o que permite que a escápula participe de todos os movimentos do membro superior.
Ossos da cintura escapular são formados pela escápula e clavícula. Os ossos do membro superior são úmero, rádio, ulna, carpo, metacarpo e falanges (proximal, média e distal). Avalie como o úmero, osso do braço, superiormente se articula com a escápula e inferiormente com o rádio e a ulna, e ossos do antebraço./span>
Os principais músculos que inserem (distal ou proximalmente) na escápula são:
É o movimento de uma parte do corpo na direção anterior, isto é, sendo puxada para frente. O movimento de protração é o oposto do movimento de retração. As únicas articulações capazes de protrair são a articulação do ombro e a mandíbula.