típico? de comportamento organizacional, particularmente das facetas micro (motivação, percepção, comunicação, dinâmica de grupo, liderança) e macro (estrutura organizacional, cultura e ambiente), bem como sua aplicação nas organizações contemporâneas.
O Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho destas organizações de forma geral.
O conceito de cidadania organizacional aqui proposto envolve um conjunto de práticas fundamentado no reconhecimento e exercício dos direitos e deveres existentes na relação entre empregado e organização, visando à manutenção do bem-estar da coletividade organizacional.
O modo como as pessoas interagem em uma organização, as atitudes predominantes, as aspirações e os assuntos relevantes nas interações entre os membros fazem parte da cultura organizacional. A cultura de uma organização não pode ser resumida em regras escritas.
Uma cultura organizacional eficiente transforma o ambiente de uma empresa, trazendo mais objetividade, produtividade e sintonia entre todos os envolvidos.
A cultura organizacional também tem impacto na formação da equipe, bem como na atração e na retenção de talentos. Empresas com uma cultura sólida costumam apresentar um bom ambiente de trabalho, além de maior engajamento e motivação dos colaboradores.
Uma boa cultura tende a aumentar o nível de satisfação dos colaboradores, o que faz crescer sua motivação e, como consequência, sua produtividade. Um funcionário precisa sentir-se satisfeito com relação às questões do dia a dia na empresa e com a convivência com seus gestores, colegas de trabalho e clientes.
A cultura organizacional se refere a um conjunto complexo de valores, crenças e ações que definem a forma como uma organização é conduz seu negócio. Para melhor compreensão vamos lembrar o que é a cultura dentro da sociedade. ... Um exemplo básico de crenças organizacionais é a famosa frase “O cliente sempre tem razão”.