Quais so os acidentes sseos da ulna? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Os seus principais acidentes ósseos são: Incisura troclear; Processo coronóide; Incisura radial (lateral ao processo coronóide, onde a cabeça do rádio articula-se); Tuberosidade cuboidal (imediatamente inferior ao processo coronóide).
Qual a classificação Morfologica do úmero?
Entre a cavidade glenóide da escápula e a cabeça do úmero . Classificação morfológica: sinovial esferóide.
Quais as estruturas do úmero?
Úmero
Epífise Proximal. Cabeça do Úmero - Articula-se com a cavidade glenóide da escápula. Tubérculo Maior - Situa-se lateralmente à cabeça e ao tubérculo menor. ...
Epífise Distal. Tróclea - Semelhante a um carretel. ...
Diáfise. Tuberosidade Deltoídea - Elevação triangular áspera para inserção do músculo deltóide.
Quais acidentes ósseos da escápula estão articulados com o úmero e clavícula?
Ela é uma é uma pequena articulação sinovial entre a ponta lateral da clavícula e o acrômio da escápula. Acrômio é o nome dado para essa extremidade lateral da crista da escápula que se articula com a clavícula e dá fixação para uma parte dos músculos deltoide e trapézio.
O que é o osso ulna?
A ulna é o osso mais longo do antebraço. Este se articula, também, com o rádio. Ambos se ligam aos ossos do punho (ossos do carpo). A mão de divide em carpo, metacarpo e falange.
Como identificar o rádio e a ulna?
Anatomia de superfície — A ulna pode ser palpada, posteriormente, em toda a sua extensão e seu processo estilóide faz relevo na superfície ao nível do punho, posteriormente. Durante a pronação e supinação, a cabeça do rádio pode ser sentida pela palpação, distalmente ao epicôndilo lateral.
Qual a classificação Morfologica da clavícula?
É um osso longo curvado como um “S” itálico, situado quase que horizontalmente logo acima da primeira costela. Articula-se medialmente com o manúbrio do esterno e lateralmente com o acrômio da escápula. Tem duas extremidades, duas faces e duas bordas.
Qual a morfologia do tecido osseo?
O osso pode ser classificado de diferentes maneiras, macroscopicamente como esponjoso ou compacto, microscopicamente como osteóide, primário ou secundário (Haversiano). Um sistema de Havers é cilíndrico, com lamelas concêntricas de matriz óssea e um canal central ou de Havers, onde passam vasos e nervos.
Quais são as faces do úmero?
Apresentam duas epífises (proximal e distal) e uma diáfise (corpo), duas faces (anterior e posterior) e duas bordas ou margens (medial e lateral). Na epífise proximal encontramos a cabeça do úmero com uma superfície articular lisa e arredondada que se articula com a cavidade glenóide da escápula.
Quais são os acidentes ósseos encontrados na clavícula?
Acidentes ósseos
Impressão do ligamento costoclavicular.
Sulco do músculo subclávio.
Linha trapezóidea.
Tubérculo conoide.
Face articular acromial.
Face articular esternal.
Forame nutrício.
Quais são os acidentes Osseos da clavícula?
Acidentes anatômicos da Clavícula, Escápula, Úmero , Rádio e Ulna. Osso longo e par, que apresenta um corpo (diáfise) e duas extremidades (epífises). Tem formato de "S" e forma a porção ventral da cintura escapular. A clavícula articula-se com dois ossos: escápula e esterno.
Qual é o osso rádio?
O rádio é o maior dos dois ossos que formam o antebraço. A extremidade no sentido do punho é chamada de extremidade distal.
Onde fica o rádio e a una?
O rádio é o osso do antebraço, é o mais curto dos dois ossos do antebraço. Se estende anatomicamente na parte lateral do antebraço, indo do cotovelo até ao lado do punho onde se encontra o carpo. Proximalmente articula-se com o úmero no capítulo deste, distalmente com o carpo e medialmente com a ulna.
Onde fica o ossos rádio?
O rádio é o maior dos dois ossos que formam o antebraço. A extremidade no sentido do punho é chamada de extremidade distal.
Quais são as classificações morfológicas dos ossos?
Pela forma, os ossos são classificados em cinco principais tipos: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides.
Quais são os tipos de ossos quanto a morfologia?
A classificação dos ossos mais utilizada é aquela que leva em consideração a morfologia dos ossos, agrupando-os de acordo com a predominância do comprimento, da largura ou da espessura. Sendo assim, os ossos são classificados em longos, curtos, laminares, irregulares, pneumáticos e sesamóides.
O que encontramos no úmero?
O úmero é um osso longo e corresponde ao osso do braço. ... Na diáfise ou corpo do úmero encontramos a crista tubercular maior (abaixo do tubérculo maior) e a crista tubercular menor (abaixo do tubérculo menor). Ainda na diáfise existe a tuberosidade deltóidea destinada a inserção do músculo deltoide.