Sua economia está alicerçada na produção de petróleo, sendo o principal produto de exportação do estado. No setor primário, a extração de petróleo é o principal destaque, sendo que também há uma importante área de agricultura na Região Serrana e de exploração de sal na Região dos Lagos.
Qual é o tipo de agricultura do Estado do Rio de Janeiro?
A agricultura familiar também é importante no estado do Rio de Janeiro. ... Os estabelecimentos familiares cariocas são responsáveis pela produção da maior parte da produção agrícola do estado. Produzem 68% do feijão, 75% da mandioca, 67% do milho em grão, 55% do arroz e 52% do café.
A economia do Rio de Janeiro tem como principal atividade econômica o setor industrial, aproximadamente 46% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado é proveniente dessa atividade. Apenas 0,7% do PIB do Rio de Janeiro é oriundo da agricultura. O comércio e os serviços são responsáveis por 53,3%.
As agriculturas no sudeste tem elevado padrão técnico e produtividade. Entre os produtos de maior destaque estão no café, laranja, a cana-de-açúcar e uma grande variedade de frutas. Os solos da região sudeste do Brasil são as plantações de café são importantes no interior de minas Gerais das agriculturas do sudeste.
Resposta: Na agricultura, os principais produtos cultivados são: cana-de-açúcar, café, algodão, milho, mandioca, arroz, feijão e frutas. Na pecuária, o maior rebanho são os dos bovinos, e o estado de Minas Gerais é o principal criador.
A Região Sudeste é responsável pela produção de 50% da cana-de-açúcar do Brasil e lidera as produções de amendoim, algodão, arroz, café, feijão, laranja, mandioca e soja.
Resposta: A Região Sudeste é responsável pela produção de 50% da cana-de-açúcar do Brasil. Também lidera as produções de amendoim, algodão, arroz, café, feijão, laranja, mandioca e soja.
Agricultura. ... Destacam-se, na produção agrícola regional, a cana-de-açúcar, a soja e a laranja. O Sudeste é responsável pela maior parte da produção de cana-de-açúcar do país, concentrada na Baixada Fluminense, na Zona da Mata Mineira e no estado de São Paulo (50% do total nacional).
1- Mineração e produção de café, além da agricultura de subsistência. 2- Dentre as várias técnicas podemos citar a canalização de águas da chuva e irrigação dos terrenos, além da prática do terraceamento, que consiste em criar degraus no terreno para reduzir o escoamento da água e a erosão.
O desenvolvimento industrial na região ocorreu principalmente a partir do século XX, após o declínio do café. O café ocupou durante muito tempo lugar de destaque nas exportações e essas “seguravam” a economia brasileira.
Quais as principais atividades econômicas desenvolvidas no sudeste brasileiro?
Produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação.
Pode-se distinguir a economia da Região Sul brasileira em quatro principais setores, sendo eles: agricultura, extrativismo, industrial, e energia. A agroindústria é um dos setores mais bem colocados dentro da economia da Região Sul, com a produção de alimentos como milho, arroz, soja, cebola e maçã.
agropecuária
A principal atividade econômica desenvolvida na Caatinga é a agropecuária, que apresenta baixos rendimentos devido à irregularidade das chuvas.
A economia da região Norte é baseada no extrativismo vegetal e mineral. É uma das regiões menos industrializadas do país, contudo é a mais rica em termos de biodiversidade natural, por conta da Floresta Amazônica.