O basquetebol é jogado por cinco jogadores titulares e sete reservas. São três as posições desempenhadas pelos jogadores: os alas (que atuam pelas laterais), o armador (planeja as jogadas da equipe) e o pivô (geralmente os mais altos e mais fortes da equipe, responsáveis pelos rebotes e enterradas).
Posições dos jogadores Os cinco jogadores em quadra se dividem em três posições: armador, ala e pivô. A maior parte dos times jogam com um pivô, dois armadores e dois alas.
As cinco posicões do basquete normalmente utilizadas pelas equipes de basquete são o armador (point guard ou 1), o ala-armador (shooting guard ou 2), o ala (small forward ou 3), o ala-pivô (power forward ou 4) e o pivô (center ou 5).
Equipe: 5 jogadores em jogo, com 7 reservas. Início do jogo: começa com o lançamento da bola no ar, pelo árbitro, entre dois jogadores adversários no círculo central. Duração do jogo: 4 períodos de 10 minutos. Reposição da bola em jogo: depois da marcação de uma falta, o jogo recomeça nas linhas laterais.
Na NBA, cada time deve ficar, no máximo, 24 segundos com a posse de bola antes de arremessá-la à cesta. No basquete FIBA, também são 24 segundos, mas com uma diferença: se o ataque pegar o rebote, esse tempo cai para 14 segundos. A regra usada pela NBA é bastante diferente.
Durante a partida, cada jogador possui um limite de 5 faltas pessoais. Após o cometimento da quinta falta, o jogador deve ser excluído da partida. Cada equipe também possui um limite de 5 faltas (faltas coletivas/faltas de equipe) por quarto de jogo.
James Naismith
A princípio, o esporte foi chamado de Indoor-Foot-Balle e teve sua criação como uma resposta ao entusiamos das crianças com o futebol após a participação do Uruguai em sua primeira Copa do Mundo, além das vitórias nas Olimpíadas. ... Assim, o professor teve a ideia de fazer uma adaptação no futebol para as quadras.
1930