A mucosa da boca, estômago e intestino contém diminutas glândulas que produzem sucos que contribuem para a digestão dos alimentos. Há outros dois órgãos sólidos com funções digestivas, o fígado e o pâncreas, que produzem sucos que chegam ao intestino através de pequenos canais.
O suco pancreático é uma secreção produzida pelo pâncreas que atua no processo digestivo e, através do ducto pancreático (ou canal de Wirsung), é lançado na cavidade do duodeno.
A pepsina é a principal enzima produzida pelo estômago, a sua função é a digestão de proteínas. A pepsina é inicialmente liberada em uma forma inativa, o pepsinogênio. Apenas quando entra em contato com o ácido clorídrico (HCl) transforma-se na forma ativa, a pepsina. A pepsina atua apenas em meio ácido.
No esôfago, os movimentos peristálticos atuam como movimentos ondulados e de contração que fazem com que o bolo alimentar seja levado lentamente em direção ao estômago. Além de garantir que o alimento siga em direção ao estômago, o peristaltismo permite que o bolo alimentar seja misturado com os sucos digestivos.
Os movimentos peristálticos ocorrem como consequência da contração dos músculos lisos que constituem os órgãos do tubo digestório. Esses movimentos, chamados normalmente apenas de peristaltismo, são essenciais para o processo digestivo, uma vez que garantem a movimentação dos alimentos ao longo do sistema digestório.
Os movimentos peristálticos, também conhecidos como peristaltismo, consistem e movimentos involuntários realizados pelos órgãos do tubo digestivo (intestinos e esôfago). Esses movimentos são responsáveis por fazer com que o bolo alimentar caminhe ao longo destes, para que a digestão ocorra no devido local.
Movimento segmental, ou de segmentação rítmica, e peristalse por curtos segmentos são os movimentos do intestino delgado no período digestivo. Os movimentos segmentais misturam o quimo com as secreções pancreáticas, biliares e intestinais. ... São movimentos que arrastam o quimo em direção ao intestino grosso.
Para ajudar a estimular o movimento peristáltico, Ganc sugere massagear o lado esquerdo do abdômen. Se, mesmo assim, a vontade não vier, os especialistas são categóricos em afirmar que jamais deve-se fazer força para provocar a evacuação, porque isso pode causar hemorróidas e até fissura anal.
As haustrações são saculações que ocorrem ao longo do intestino grosso, originando seu aspecto 'sacular' característico.
O trato GI processa os alimentos para obter energia e livrar o corpo de resíduos sólidos. Depois que os alimentos são mastigados e engolidos, passam pelo esôfago, onde um tubo transporta os alimentos da garganta até o estômago.