EQST

Quais So As Doenças Profilticas?

Quais são as doenças profiláticas?

Exemplos de doenças específicas sujeitas a Profilaxia

  • Infecções hospitalares.
  • Endocardite infecciosa.
  • SIDA - Síndrome da Imunodeficência Adquirida (AIDS).
  • Sarampo.
  • Tuberculose.
  • Aterosclerose. Fatores de risco para infarto e derrame.
  • Trombose.

Como pode ser feita a profilaxia da malária?

Entre as principais medidas de prevenção individual da malária estão o uso de mosquiteiros, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas e uso de repelentes.

Como deve ser realizada a profilaxia da toxoplasmose?

Lavar bem frutas e legumes; Congelar a carne por 3 dias a 15ºC negativos; Lavar as mãos regularmente, sobretudo após a manipulação de alimentos e antes das refeições; Evitar contato com areia de gatos e lavar bem as mãos após este procedimento.

Como deve ser realizada a profilaxia da leishmaniose?

Para evitar os riscos de transmissão, algumas medidas de proteção individual devem ser estimuladas, tais como: uso de mosquiteiro com malha fina, telagem de portas e janelas, uso de repelentes, não se expor nos horários de atividade do vetor (crepúsculo e noite) em ambiente onde este habitualmente pode ser encontrado.

O que podemos fazer para combater a malária?

Prevenção. O controle do vetor, que é o mosquito, é a principal estratégia para reduzir a transmissão da malária, além do fornecimento de medicamentos para as infecções. É possível garantir proteção às comunidades com uma cobertura alta dessa estratégia.

O que colocar na água parada para evitar a dengue?

Uma solução é o uso da famosa água sanitária (hipoclorito de sódio diluído). Além das doenças causadas pelo Aedes (dengue, zika, febre amarela e chikungunya), a substãncia ajuda a prevenir contra leptospirose, hepatites A e E e gastroenterites.

O que fazer para conscientizar a população sobre a dengue?

Realize peças teatrais educativas em feiras e eventos. As peças teatrais são uma excelente opção para conscientizar sobre os perigos da dengue. Criativas e divertidas, essas apreentações prendem a atenção de crianças e adultos, transmitindo de forma eficiente as informações sobre as ações de combate à doença.

Qual é a importância da conscientização sobre a dengue?

Os números reforçam a importância da prevenção, trabalho desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em parceria com os municípios. “É preciso conscientização da população para que haja uma mobilização coletiva no combate ao mosquito.

Qual a importância de combater a dengue?

O combate à dengue é um exemplo de como devemos nos manter atentos às diferentes doenças que podem nos impactar. Lembre-se que a prevenção é o melhor caminho em todos os casos, pois reduz bastante as chances de você ter de enfrentar o vírus em seu corpo.

Qual a importância do controle da dengue no Brasil?

Ao lado da comunicação, educação e mobilização social, os programas de controle de dengue devem ter estruturados e atuando com qualidade todos os seus outros componentes, a exemplo da vigilância epidemiológica, do combate químico, físico e biológico ao vetor, da vigilância entomológica, e, sobretudo, a promoção de ...

Qual a principal medida de controle da dengue?

Deve-se reduzir o número de mosquitos por meio da eliminação de criadouros sempre que possível, ou manter os reservatórios e qualquer local que possa acumular água, totalmente cobertos com telas/capas impedindo o acesso das fêmeas grávidas.

O que é um tratamento perifocal?

O tratamento focal foi feito de acordo com a norma adotada pela Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (SUCAM) e consiste na adição de Abate granulado a 1%, na dose de 1 ppm de ingrediente ativo, calculada de acordo com o volume do depósito, sem levar em conta a quantidade de água existente, no momento da ...

Qual o período de incubação do vírus da dengue?

Varia de 3 a 15 dias, sendo, em média, de 5 a 6 dias. A transmissão ocorre enquanto houver presença de vírus no sangue do homem (período de viremia). Este período começa um dia antes do aparecimento da febre e vai até o 6º dia da doença.

Como é o tratamento do Aedes aegypti?

Cuidados dentro das casas e apartamentos

  1. Tampe os tonéis e caixas d'água;
  2. Mantenha as calhas sempre limpas;
  3. Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
  4. Mantenha lixeiras bem tampadas;
  5. Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
  6. Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;