Força intramolecular é a que ocorre dentro da molécula, ou seja, são as ligações químicas , tipo covalente, entre os átomos. Força intermolecular ocorre entre as moléculas, por exemplo entre um átomo de H (pólo positivo) de uma molécula de água e o oxigênio (pólo negativo) da outra molécula de água.
As interações dipolo-dipolo ou interações entre dipolos permanentes são forças atrativas que ocorrem entre moléculas polares. As forças intermoleculares, genericamente chamadas de Forças de Van der Waals, são três: dipolo induzido-dipolo induzido, ligações de hidrogênio e dipolo permanente-dipolo permanente.
Duas forças de naturezas distintas predominam na química; são aquelas denominadas intramoleculares, que ocorrem no interior de uma molécula, e as denominadas intermoleculares, que se tratam de interações entre duas ou mais moléculas, iguais ou diferentes.
Para se identificar a força intermolecular, é necessário primeiramente montar a geometria da molécula. Em seguida, ver se há diferença de eletronegatividade entre os elementos envolvidos, por meio da fileira F O N Cl Br I S C P H, em que o flúor é o mais eletronegativo.
Os átomos se ligam entre si para formar as moléculas. Os tipos de ligação são: Regra do octeto: A partir da observação dos gases nobres que possuem 8 elétrons em sua última camada (com exceção do Hélio que possui 2 elétrons), formulou-se a regra de que os átomos se estabilizam eletronicamente quando atingem esse valor.