Quais so as complicaçes do diabetes tipo 2? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Entre as complicações, destacam-se lesões e placas nos vasos sanguíneos, que comprometem a oxigenação dos órgãos e catapultam o risco de infartos e AVCs. Amputações devido a feridas não perceptíveis na pele capazes de evoluir para gangrena (pé diabético).
Quais as complicações agudas e crônicas que podem surgir no diabetes melito tipo 2?
Os sintomas característicos da fase aguda são: poliúria, polidpsia, polifagia, emagrecimento, perda da força; e as principais complicações degenerativas são: infarto do miocárdio, arteriopatia periférica, acidente vascular cerebral (AVC), micro-angiopatia, nefropatia e neuropatia.
Quais as complicações da diabetes tipo 1?
Entre as complicações, destacam-se: Lesões e placas nos vasos sanguíneos, que comprometem a oxigenação dos órgãos e elevam o risco de infartos e AVCs. Retinopatia diabética (danos à retina, o tecido no fundo do globo ocular, que levam à cegueira) Falência renal.
Quais são as complicações agudas do diabetes mellitus?
As complicações agudas do diabetes melito incluem a cetoacidose diabética, o estado hiperglicêmico hiperosmolar e a hipoglicemia.
Quais as complicações crônicas do diabetes?
As complicações crônicas do diabetes mellitus (DM) são decorrentes principalmen- te do controle inadequado, do tempo de evolução e de fatores genéticos da doença. As complicações crônicas microvasculares englobam a nefropatia diabética, a retino- patia diabética e a neuropatia diabética.
Quais os problemas provocados pela diabetes?
6 principais complicações da diabetes
Pé diabético. ...
Lesões nos rins. ...
Problemas nos olhos. ...
Neuropatia diabética. ...
Problemas no coração. ...
Infecções.
Quais são as complicações agudas da hiperglicemia?
A cetoacidose diabética e o estado hiperglicémico hiperosmolar são complicações agudas. Estas desenvolvems-se como consequência de uma deficiência total ou grave de insulina, o que impede a entrada de glicose para as células.
O que é diabete aguda?
Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta .
Quais são as complicações crônicas?
As principais complicações crônicas são: Nefropatia - lesão renal. Neuropatia - lesão nos nervos do organismo. Macroangiopatia - doença coronária, cerebral e dos membros inferiores. Hipertensão arterial.
Quais as complicações tardias do diabetes?
Doença renal (nefropatia); Problemas nos nervos (neuropatia), causando dor ou perda de sensibilidade nos pés e outras partes do seu corpo; Aumento da pressão arterial (hipertensão), sobrecarregando coração e vasos sangüíneos; Infecções graves, podendo levar à amputação de dedos, pés ou pernas.
Quais os sintomas da diabetes descompensada?
Segundo a especialista, os sintomas clássicos de descompensação do diabetes mellitus com hiperglicemia são os chamados “polis”: polifagia (fome em excesso), polidipsia (muita sede) e poliúria (urinar muito). Emagrecimento e visão turva são outros sintomas importantes nesse sentido.