O Pedagogo é o profissional estudioso das teorias de ensino e aprendizagem, que atua em diversas dimensões da Educação: Ensinos Infantil, Fundamental e Médio, Gestão Escolar, treinamento em empresas e muito mais.
O pedagogo Para trabalhar com pedagogia, o profissional precisa ser paciente e ter o que chamamos de vocação para ensinar e criar formas de transmissão do conhecimento. Além disso, é preciso saber se relacionar com pessoas, principalmente crianças e alunos com pouco estudo ou informação.
É o conjunto de conhecimentos (saberes), habilidades (saber fazer) e atitudes (saber ser). ... A construção de competências depende de conhecimentos significados. A competência implicaria, portanto, numa mudança do papel da escola e, conseqüentemente, num novo ofício de professor, cujo objetivo é fazer aprender.
São elas, o pensamento sistêmico, o domínio pessoal, os modelos mentais, a visão compartilhada e o trabalho em equipe, que aliadas ao desenvolvimento pessoal se constituem em competências capazes de contribuir de forma efetiva no trabalho exitoso desse profissional no contexto das organizações e instituições nas quais ...
"As habilidades estão associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. ... Já as competências são um conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam por exemplo uma função/profissão específica: ser arquiteto, médico ou professor de química.
Os objetivos e as habilidades da BNCC são as aptidões desenvolvidas ao longo de cada etapa de ensino e que contribuem para o desenvolvimento das competências gerais e específicas da Base.
Como fazer um plano de aula
O plano de aula é um documento feito pelo professor contendo o tema da aula, o objetivo dela, a metodologia, formas de avaliação, referências bibliográficas e outras informações.
Os procedimentos de ensino referem-se às ações, métodos, modalidades, técnicas, atividades que dizem respeito às formas de intervenção na sala de aula, ou seja, contribuem para o desenvolvimento das unidades abrangendo os conteúdos selecionados pelo professor, no momento de elaboração de seu plano de ensino.
São técnicas de ensino individualizado, por exemplo: o estudo através de fichas didáticas, a instrução programada, o módulo de ensino, a observação, o estudo de textos, o laboratório, a leitura, a redação, a pesquisa bibliográfica, o estudo dirigido, a entrevista, a solução de problemas, etc.
As técnicas de ensino são recursos auxiliares e a maneira de utilizá-los para a efectivação da aprendizagem pelo aluno. É um recurso didáctico de que o professor se serve para efectivar o momento ou parte do método, na realização da aprendizagem.
As estratégias de ensino-aprendizagem são técnicas que têm como objetivo ajudar o aluno a construir seu conhecimento a respeito de um determinado tema. As estratégias de ensino-aprendizagem são técnicas utilizadas pelos professores com o objetivo ajudar o aluno a construir seu conhecimento.
O ensino é uma forma sistemática de transmissão de conhecimentos utilizada pelos humanos para instruir e educar seus semelhantes, geralmente em locais conhecidos como escolas. O ensino pode ser praticado de diferentes formas.
As estratégias pedagógicas correspondem aos diversos procedimentos planejados e implementados por educadores com a finalidade de atingir seus objetivos de ensino. Elas envolvem métodos, técnicas e práticas explorados como meios para acessar, produzir e expressar o conhecimento.
Metodologia é o conjunto de métodos e técnicas aplicadas para um determinado fim. ... A Metodologia do Plano de aula, também chamada de Estratégia, a nível de praticidade, deve conter três momentos básicos: 1.
Investigando o que os alunos fazem quando aprendem, Zimmerman (1986) também encontraram 14 tipos de estratégias; auto-avaliação, organização e transformação, estabelecimento de metas e planejamento, busca de informação, registro de informação, auto-monitoramento, organização do ambiente, busca de ajuda e revisão.
Para colocar em prática as estratégias de ensino, você precisa conhecer seus alunos, considerar a dinâmica da turma, estudar e selecionar os métodos apropriados. Claro que, aplicar diferentes estratégias de ensino significa sair da zona de conforto. Isso vale tanto para o professor quanto para os estudantes.
A aprendizagem da leitura requer que o professor crie atividades que relacione as palavras. Para isso, é importante criar exercícios que trabalhe a imaginação e seja estimulante para o estudante. III. Imergir os alunos em textos, para automatizar o reconhecimento de palavras e a fluência na leitura.
Por isso, separamos algumas metodologias que podem tornar o aprendizado mais divertido.