A vegetação do Cerrado é caracterizada por árvores com troncos tortuosos, arbustos e gramíneas. O Cerrado é reconhecido como a savana com maior biodiversidade do mundo, abrigando cerca de 11.
A região Nordeste tem uma vegetação tão rica quanto a sua cultura. ... O tipo de vegetação pelo qual o Nordeste é mais conhecido é a que forma a caatinga. Típica do sertão e do clima semiárido, esta formação vegetativa pode ser encontrada em todos os estados da região, exceto no Maranhão.
Nas regiões onde prevalece o clima semiárido encontra-se a Caatinga. No extremo oeste da região Nordeste, onde o clima é o equatorial, a vegetação encontrada é a floresta Amazônica, além da ocorrência de Mata dos Cocais.
Caatinga
Geografia do Brasil Essa parte do país ainda possui grandes áreas de florestas preservadas, onde podemos encontrar coberturas vegetais bastante heterogêneas, como áreas de Cerrado, Campos e vegetação Litorânea, mas a principal é a floresta Amazônica, que abrange aproximadamente 80% da região Norte.
Em razão da diversidade climática da Terra, com destaque para a variação da temperatura e umidade, existem coberturas vegetais distintas. Os principais tipos de vegetação são: deserto, estepe, floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, savana, tundra, vegetação de montanha e vegetação mediterrânea.
Tipos de Climas do Nordeste O clima tropical é conhecido por ter duas estações bem definidas, uma seca e outra chuvosa. O verão geralmente é quente e chuvoso, com altas temperaturas, e o inverno é bem seco, com temperaturas que variam entre 18º e 26Cº.
Na verdade, popularmente o Nordeste só tem duas estações: o Verão (clima seco e sem chuvas) e o Inverno (período chuvoso).
O rio São Francisco é o mais importante da região Nordeste. A bacia do São Francisco ocupa uma área de 645.
A região Sul do Brasil tem como uma de suas características a forte presença europeia em seu processo de colonização e povoamento. Assim, possui traços europeus marcantes na arquitetura, na culinária, na população e até no clima, pois é a única do país cujos estados estão abaixo do Trópico de Capricórnio.
A região Sudeste é a que possui o relevo mais alto. Podemos destacar três unidades de relevo nessa região: planaltos (a maioria), depressões e planícies. ... Planaltos e serras do atlântico leste-sudeste: área que vai da parte oriental de Minas Gerais e do Espírito Santo e chega até a parte leste de São Paulo.
A economia do Sudeste é muito forte e diversificada. A região Sudeste pertence a maior região geoeconômica do país, em termos de economia. A agricultura é praticada em todos os estados da região. Os principais produtos agrícolas cultivados são: cana-de-açúcar, café, algodão, milho, mandioca, arroz, feijão e frutas.
Resposta. Resposta: Caracteriza-se pela densidade de relações que intensifica os fluxos de mercadorias,capitais e informações; As características socioeconômicas relativas à população e as atividades produtivas.
Na Região Centro-Oeste, a agricultura comercial é praticada em larga escala, onde se destacam o milho, arroz, feijão, café, algodão, o trigo e a soja, que é um dos principais produtos da região. Na pecuária, destaca-se a criação de gado, de corte e de leite, a criação de equinos e suínos.
Entre os principais setores da indústria que têm contribuído para esse crescimento, estão: Indústria de Alimentos: com destaque para a indústria de esmagamento e processamento de soja, indústria de ração animal, indústria frigorífica (tanto carne bovina quanto a suína e de frango) e a indústria de laticínios.
Com relação aos aspectos naturais, o Centro-Oeste brasileiro apresenta clima tropical semiúmido e úmido, com duas estações bem definidas – uma chuvosa e uma seca. O bioma predominante é o cerrado, mas também há o pantanal e áreas de florestas.