Ardência na pele, dor intensa, vermelhidão e inchaço são alguns dos sintomas quando a pessoa entra em contato com uma lagarta.
Ao efetuar poda de árvores/arbustos, use camiseta de manga comprida, boné, botas e luvas. Remova as taturanas que entrarem em casa com o auxílio de uma pá, evite o contato direto. Redobre a atenção com as crianças, pois as lagartas normalmente são coloridas e chamam a atenção delas.
A lagarta venenosa denominada Lonomia obliqua pertence a um gênero de lagarta espinhosa. O contato com suas cerdas pode produzir um acidente hemorrágico sistêmico e, às vezes, fatal.
As lagartas da borboleta monarca são encontradas sob as folhas de serralhas (a sua seiva possui uma toxina que torna a lagarta e a sua versão adulta venenosas a predadores). As lagartas de tenda da floresta possuem corpos com as cores preto e azul, além de marcas brancas em formato de fechadura nas costas.
As lagartas menores possuem coloração verde e podem ser confundidas com a lagarta-falsa-medideira, pois também costumam medir palmos. Lagartas maiores, com cerca de 1,5 cm de comprimento, podem ter coloração tanto esverdeadas como amarronzadas. Elas ainda apresentam três linhas brancas longitudinais no dorso.
Em casos leves o tratamento é à base de anti-histamínicos. Sempre que encostar em uma taturana, lave com água e sabão o mais rápido possível e procure atendimento médico.
1. Em um pequeno saquinho de filó ou pé-de-meia, coloque uma pastilha desodorizante de vaso sanitário, à venda nos mercados, acrescente de quatro a seis bolinhas de naftalina e amarre o saquinho no alto do coqueiro. Entre 30 e 40 dias a pastilha e a naftalina estarão dissolvidas e as lagartas fugirão do forte odor.
Ovos: você pode triturar as cascas de ovos ou colocar elas em pedaços na base da planta formando um anel que impedirá que lagartas e caracóis se aproveitem da cultura.
O tratamento contra esta praga nos limoeiros deve ser iniciado quando aparecerem as primeiras lagartas mineiras. Se optar pelo luta biológica, utilize predadores generalistas (crisopas) e parasitóides. Caso opte pela luta química, evite a utilização de produtos de largo espectro de acção.
É uma praga importante, principalmente para a família das crucíferas, pois o seu ataque pode ser observado em várias culturas, como brócolis, couve, couve flor, nabo e repolho. Controle: Fazer inspeção e, quando constatada a presença da praga, eliminar todas plantas atacadas. ...
Uma opção também é juntar 100 gramas de ramos e folhas de cravo-da-defunto picados com 100 mililitros de acetona. Após 24 horas de descanso, adicione à mistura 2 litros de álcool. Com 1 litro da solução em 10 litros de água, pulverize o maracujazeiro.
Para manter os frutos, forneça nutrientes e água em quantidade suficiente. Por ser uma planta de crescimento vigoroso e de várias fases de crescimento simultâneas, faça a cada mês adubação com a mesma proporção de nitrogênio e potássio e irrigue a cultura sempre que os seus ponteiros se apresentarem murchos.