EQST

Quais Os Principais Efeitos Fisiolgicos Das Prostaglandinas?

Quais os principais efeitos fisiolgicos das prostaglandinas? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quais os principais efeitos fisiológicos das prostaglandinas?

As prostaglandinas estão envolvidas em diferentes processos fisiológicos e patológicos, incluindo vasodilatação ou vasoconstrição, contração ou relaxamento da musculatura brônquica ou uterina, hipotensão, ovulação, metabolismo ósseo, aumento do fluxo sanguíneo renal (resultando em diurese, natriurese, caliurese e ...

Quais são as prostaglandinas?

Prostaglandinas são sinais químicos celulares lipídicos similares a hormônios, porém que não entram na corrente sanguínea, atuando apenas na própria célula e nas células vizinhas (resposta parácrina).

Qual a função da prostaglandina na inflamação?

As prostaglandinas fazem com que a permeabilidade capilar aumente, além de possuírem o poder da quimiotaxia, atraindo células (por exemplo, macrófagos) especializadas na fagocitose de debris (restos) celulares derivados do processo inflamatório.

Qual a importância fisiológica das prostaglandinas?

Elas controlam os processos, tais como a inflamação, o fluxo de sangue, a formação de coágulos de sangue e a indução do trabalho de parto.

Qual a importância do ácido araquidônico?

O Ácido araquidônico desempenha um papel importante na construção muscular e ajuda a gerenciar termogenese e gordura corporal. Serve como um regulador da síntese de proteína do núcleo (crescimento muscular).

O que é prostaglandinas e leucotrienos?

As prostaglandinas (assim como os leucotrienos) têm sua síntese desencadeada por estimulos nas membranas celulares, que podem ser de natureza fisiológica, farmacológica ou patológica. Por ação da fosfolipase A,o ácido araquidônico, constituinte normal dos fosfolipídios das membranas, é então convertido.