A respeito dos principais acontecimentos da Alta Idade Média, levando em consideração a Europa (ocidental e oriental) e o Oriente Médio, do século V ao século X, podem ser destacados: a formação do Império Carolíngio, o crescimento do Império Bizantino, o surgimento e a expansão do Islamismo etc.
As pessoas mantinham urina e fezes em uma caixa, embaixo da cama. Os banheiros costumavam ficar fora das casas, quando existiam; e apenas um buraco no chão. Como ninguém ia enfrentar a escuridão da madrugada para isso, penicos ou caixas eram mantidas embaixo da cama e, na hora do aperto, era lá mesmo que faziam.
No fim da Idade Média o mundo viu a ascensão do comércio e o crescimento urbano (e da classe dos artesãos), o que modificou as bases econômicas da sociedade e do Estado.
A mudança social é a transformação da sociedade e do seu modo de organização. ... Abolição da escravatura, êxodo rural e evolução dos meios de transporte são apenas alguns exemplos de acontecimentos que transformaram a sociedade. Por isso, são ocorrências de mudanças sociais.
As feiras, corporações de ofício , cartas de franquias , e o declínio do feudalismo e hansas marcaram a fase de expansão da Baixa Idade Média .
A chamada crise do século XIV representou o fim do feudalismo na Europa Ocidental, sendo marcada por três eventos principais, que são:
A Europa ocidental ruralizava-se, e a riqueza era a terra. A agricultura tornou-se a principal atividade econômica, e a produção dos feudos era para o próprio sustento. ... A centralização do poder nas mãos dos reis derrotou os senhores feudais, pacificou as revoltas servis e abriu as portas da Europa para a Idade Moderna.
Durante o Feudalismo houve avanços tecnológicos, mudanças territoriais significativas na Europa e o Grande Cisma, dentre outras mudanças.
Entre os fatores que contribuíram para a crise do feudalismo podemos destacar a necessidade da nobreza em ampliar a arrecadação de dinheiro para custear os gastos públicos, o processo de urbanização que gerou a expansão do comércio, promovendo novas relações de trabalho, como o regime assalariado; e, principalmente, o ...
O movimento provocado pelas Cruzadas trouxe o crescimento das rotas comerciais entre o oriente e o Ocidente, pelo mar Mediterrâneo, assim como das rotas localizadas no interior da própria Europa. ... O comércio e a formação de cidades provocaram profundas mudanças no cenário europeu.
Com a revolução industrial, houve mudanças nas estruturas produtivas capitalistas, transformações econômicas, como o capitalismo industrial, liberalismo econômico, exploração da mais-valia.
Resposta. Resposta: 1) Foi a terceira revolução industrial. A criação de máquinas, robôs, bem como demais tecnologias, transformando o processo produtivo como em todo.
Foi nesse período que se mudou a forma de governo, foi feita a Constituição, se iniciou a substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado e as fazendas de café e outras lavouras brasileiras modernizaram-se. As cidades cresceram e nelas as primeiras indústrias se instalaram.
Durante o século XIX o Brasil viu o fim da colonização, pouco mais de seis décadas de monarquia, a abolição da escravidão, início da industrialização e Proclamação da República.
Guerras, Revoltas e Revoluções
A maior parte da população brasileira no século XIX era composta por negros e mestiços.
- Independência do Paraguai. - Encomenda à Imprensa Régia, por Paulo Martin, do 1º romance do Brasil. - Inauguração da Biblioteca Real no Rio de Janeiro (13 de maio). ... - Anexação à Impressão Régia do Rio de Janeiro de fábrica de Cartas de Jogar para aumento de sua arrecadação.