Da colônia de Angola do continente da África os produtos são: Algodão, borracha, milho, café e tecidos. Colônia de Goa do continente da Ásia os produtos são: Arroz, cana-de-açúcar e frutos.
Os dez produtos brasileiros mais exportados foram, nesta ordem: soja, petróleo, minério de ferro, celulose, milho, carne de frango, produtos manufaturados, carne bovina, farelo de soja e açúcar.
Principais produtos exportados pelo Brasil
Economia Argentina O país é um grande produtor e exportador de cereais, sendo o seu principal produto o trigo. A exportação de produtos derivados da pecuária, como a carne de gado e a lã, é de grande importância para a economia.
Além dos produtos agropecuários citados, a Argentina produz também algodão, cana-de-açúcar, vinha e oliveira, frutas, uva e erva-mate. A uva é uma das principais culturas desenvolvidas na Argentina, grande parte da produção é destinada à fabricação de vinhos.
A Argentina é um grande produtor de carne bovina e derivados, e de lã. Na agricultura, o país se destaca na produção de diversos cereais e azeites, com maior evidência para o trigo, principal produto.
A Argentina está acostumada a crises econômicas recorrentes, mas a pandemia de covid-19 agravou a enésima recessão que o país sofre, desta vez desde meados de 2018. O Produto Interno Bruto (PIB) da Argentina caiu 19,1% no segundo trimestre do ano, o maior colapso trimestral desde o início da série estatística em 1981.
A inflação é muito elevada (38,5% nos últimos doze meses e aumentando), a moeda não para de desvalorizar, as reservas do Banco Central não chegam a 3 bilhões de dólares (16 bilhões de reais) e quatro em cada dez argentinos vivem na pobreza. O quadro macroeconômico é muito alarmante.