Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. A ciência econômica está sempre analisando os principais problemas econômicos: o que produzir, quando produzir, em que quantidade produzir e para quem produzir. ...
Economia (do inglês economy) é o conjunto de atividades produtivas, comerciais, financeiras, de transporte, armazenagem e o modo de produção vigente em um determinado espaço em determinado período de tempo. ... Ciências Econômicas (do inglês economics) é a ciência que explica o modo de funcionamento da economia.
O contador tem a competência para analisar e interpretar esses fatos para ajudar o gestor na tomada de decisões empresariais. As Ciências Econômicas estudam a produção e distribuição de bens na sociedade.
A relação da contabilidade com a economia é que o contador deve estar preparado para atuar nos eventos econômicos, como desvalorização, inflação, crise, etc., que afetam a economia e os estados financeiros de qualquer indivíduo ou organização.
A Contabilidade pode ser entendida como uma ferramenta para uma boa Gestão Financeira. ... Por outro lado, a Gestão Financeira se preocupa com o capital monetário da empresa e com o desenvolvimento do pensamento estratégico, seja qual for a abordagem. O objetivo dessa área é que o resultado da organização seja positivo.
Focos distintos Ou seja, a Gestão Financeira é responsável pelo controle das transações com uma visão do presente e para o futuro. Já a Contabilidade é responsável em se concentrar nas transações, projetando para o passado.
Gestão financeira é um conjunto de procedimentos e ações administrativas vinculados à análise, ao controle e ao planejamento de todas as atividades financeiras de uma empresa.
O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais. Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa.
Finanças é o gerenciamento de dinheiro, principalmente em relação a empresas, organizações ou governos. Especificamente, ele lida com as questões de como um indivíduo, empresa ou governo adquire o dinheiro necessário - chamado capital no contexto da empresa - e como eles gastam ou investem esse dinheiro.
O conhecimento em finanças permite que você sempre saiba qual o momento certo de fazer investimentos significativos em seu negócio, como compras, reformas, aquisições e expansões, por exemplo. Ou saiba traçar estratégias de marketing e vendas bem alinhadas com sua estrutura, que tragam equilíbrio para seu negócio.
O dicionário Aurélio define o termo Finanças como sendo a “ciência e a profissão do manejo do dinheiro, particularmente do dinheiro do Estado”. ... Analisando o conceito parece ser alguma coisa um pouco distante do nosso dia-a-dia mas diariamente temos envolvimento com as finanças.
7 tipos de serviços financeiros oferecidos pelas fintechs
As Finanças Comportamentais são um ramo do estudo de Finanças que tem como objetivo a revisão e o aperfeiçoamento do modelo econômico-financeiro atual, pela incorporação de evidências sobre a irracionalidade do investidor.
A ancoragem é um viés comportamental que pode levar o trader a não avançar para operações mais lucrativas e pode até gerar prejuízos.