EQST

Quais As Ecorregies Da Caatinga?

Quais as ecorregiões da Caatinga?

AVALIAÇÃO DAS ECORREGIÕES
  • Depressão Sertaneja Setentrional.
  • Depressão Sertaneja Meridional.
  • Planalto da Borborema.
  • Complexo da Chapada Diamantina.
  • Complexo de Campo Maior.
  • Complexo Ibiapaba - Araripe.
  • Dunas do São Francisco.
  • Raso da Catarina.

Qual a idade da Caatinga?

1- Caatinga Há aproximadamente 260 milhões de anos, toda região onde hoje está o semi-árido foi fundo de mar, mas o bioma caatinga é muito recente.

O que vem a ser o conceito ecorregião?

O conceito de ecorregião considera um conjunto de comunidades naturais, geograficamente distintas, que compartilham a maioria das suas espécies, condições ambientais e processos ecológicos, que são fatores críticos para a manutenção de sua viabilidade a longo prazo.

Como é a hidrografia da Caatinga?

Hidrografia A hidrografia da região compreendida pelo bioma Caatinga apresenta rios que são, em sua maioria, intermitentes ou temporários, isto é, rios que correm apenas no período das chuvas e que secam durante a estação da seca.

Quando surgiu a Caatinga?

Há apenas 10 mil anos a região era ocupada por uma densa floresta tropical semelhante à floresta amazônica. Quando terminou o último período glacial, acabaram-se os rios, a floresta foi extinta e sua grande fauna desapareceu. Surgiu uma vegetação mais rala, menos exuberante, com animais menores: era a caatinga.

Qual é a hidrografia do Pantanal?

Hidrografia e Fauna O Pantanal pertence à bacia hidrográfica do Alto Paraguai e, por isso, é composto pelos seus planaltos. Ao todo, 180 rios integram a bacia, que desaguam nos principais afluentes do Pantanal, como o Paraguai, Cuiabá e Aquidauana. ... Somente o Pantanal concentra 650 delas.

Como são os solos da caatinga?

O tipo de solo mais comum é o raso e pedregoso, que apresenta plantas de baixo porte (arbustos) e cactáceas. É comum este solo sob a depressão sertaneja, a porção mais plana do relevo.

Onde surgiu a caatinga?

A caatinga é um ecossistema único, encontrado no sertão nordestino. ... A palavra caatinga, é indígena, de origem tupi, e quer dizer "mata branca", "mata rala" ou "mata espinhenta". Recebeu esse nome dos índios que habitavam a região porque durante o período de seca a vegetação fica esbranquiçada, quase sem folhas.

Como era a caatinga antigamente?

Antigamente acreditava-se que a caatinga seria o resultado da degradação de formações vegetais mais exuberantes, como a Mata Atlântica ou a Floresta Amazônica. ... A vegetação adaptou-se ao clima seco para se proteger. As folhas, por exemplo, são finas ou inexistentes.

Quais são as ecorregiões do Brasil?

As ecorregiões estão assim distribuídas: Amazônia (23); Cerrado (22); Mata Atlântica (09); Costeiro (09), Caatinga (08); Pantanal (02); e, Campos Sulinos (01). O "Estudo de Representatividade Ecológica nos Biomas Brasileiros" levou três anos para ser concluído.

Quais são os rios do Pantanal?

Hidrografia do Pantanal Quanto a hidrografia, fator essencial para o equilíbrio da fauna e flora na região, os principais rios formadores são o Cuiabá, São Lourenço, Piquiri, Taquari, Aquidauana, Miranda, Apa, além do rio Paraguai, o de maior porte da localidade.

Qual é o estado da Caatinga?

Ocupando quase 10% do território nacional, com 736.833 km², a Caatinga abrange os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, sul e leste do Piauí e norte de Minas Gerais.

Qual é a localização da Caatinga?

A Caatinga é um bioma brasileiro encontrado no Nordeste, nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte de Minas Gerais. Toda a área desse bioma abrange cerca de 11% do território brasileiro.

Quando surgiu a caatinga?

Há apenas 10 mil anos a região era ocupada por uma densa floresta tropical semelhante à floresta amazônica. Quando terminou o último período glacial, acabaram-se os rios, a floresta foi extinta e sua grande fauna desapareceu. Surgiu uma vegetação mais rala, menos exuberante, com animais menores: era a caatinga.

Qual é o problema em destruir a caatinga?

Historicamente, esta região vem sofrendo com a ausência de práticas de manejo do solo e com a monocultura e pecuária extensiva, além de inúmeras queimadas. ... Tal impacto é sentido na fertilidade do solo, na extinção de espécies da fauna e flora e, consequentemente, na piora da qualidade de vida da população.