Os episódios de sonambulismo normalmente diminuem conforme as crianças vão envelhecendo, até que cessem completamente com o passar dos anos. Além disto, o sonambulismo muitas vezes não é um indício de algum distúrbio psiquiátrico ou de outra condição de saúde – mas pode ser, sim, um sintoma de outro problema de saúde.
Por que o sonâmbulo não se lembra de nada? Na condição de sonambulismo, a pessoa realiza atividades motoras sem consciência total do que está fazendo. Isso acontece pois uma parte de suas funções cerebrais está adormecida, já que a pessoa está no limiar entre o sono e a vigília.
A alegação comum é que se uma pessoa sonâmbula for acordada, pode sofrer um ataque cardíaco ou até morrer. Não é verdade! No entanto, se alguém acordar um sonâmbulo, pode causar-lhe confusão e, às vezes, medo. Alguns sonâmbulos podem até agir de forma agressiva e, por isso, é preciso cuidado ao acordá-los.
Falar durante o sono geralmente ocorre sem razão aparente e geralmente é inofensivo. No entanto, em alguns casos, pode ser um sinal de um distúrbio do sono mais grave ou outra condição de saúde.
A resposta é sim! Eles sonham muito. Alguns fazem movimento de natação, mexem a boca, contraem o corpo e até fazem alguns sons peculiares durante o sono. É notável que estão, como costumamos dizer, “dormindo profundo”.
O choro durante o sono pode estar relacionado a desejos e angústias do seu cachorro. Por exemplo, o animal pode estar com saudades de sair correndo e brincar e, ao sonhar com isso, acaba chorando.
Se estiver muito ofegante, com o corpo rígido e emitindo sons exagerados é possível que esteja tendo um pesadelo. Neste caso, ele irá se beneficiar se você acordá-lo.
Se você já reparou no olho do cachorro enquanto dorme, você sabe que às vezes os cachorros dormem com os olhos abertos ou semi-abertos, mas em geral isso não é motivo para alarme. Este comportamento vem de seus ancestrais, que viviam na natureza e tinham que estar atentos, mesmo que estivessem descansando.
Isso porque existe animal que dorme com um olho aberto que é bastante peculiar. Assim, além de animais como as girafas e as zebras, que dormem em pé para facilitar a fuga, o animal que dorme com o olho aberto faz isso para estar atento às ameaças.
Sim, mas só se houver algo de errado no corpo. A condição médica que impede que os olhos se fechem totalmente se chama lagoftalmo – quando ocorre à noite, fazendo com que a pessoa durma de olhos abertos, é chamada de lagotftalmo noturno.