“Isso acontece porque o eixo da Terra é inclinado, e ao longo do ano o planeta gira ao redor do Sol. Então, dependendo da época do ano, você vai receber mais ou menos luz solar”, detalha o astrônomo.
A explicação para o fenômeno está na órbita da Terra com seu eixo inclinado em torno do Sol. ... No nosso verão, quando o Hemisfério Sul está mais exposto ao sol, essa região do planeta recebe raios solares de forma mais direta e se aquece com o calor do verão — aí, amanhece mais cedo e escurece mais tarde.
Quanto maior a latitude, maior duração terá a luz do dia no verão e menos ela durará no inverno. O motivo é a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano de translação. Porque o Nordeste brasileiro avança na longitude para Leste ,então o dia nasce primeiro lá; logicamente a noite cai mais cedo.
O inverno é a estação mais fria do ano. Os dias são curtos e por isso escurece mais cedo. No sul do Brasil é comum ver a neve cair, cobrindo o chão e as plantas. Já nas outras regiões como São Paulo e Rio de Janeiro, é a chuva quem dá o ar da sua graça.
Ele surge graças ao movimento de rotação da Terra, no qual o sol aparenta se mover em torno do nosso planeta atravessando o céu de leste a oeste, o que ocorre graças nossa observação se dar em um ponto não inercial.
A previsão para o verão carioca 2021 é de menos chuva que 2020, com pancadas de chuva regulares dentro da média. Haverá a influência do fenômeno La Niña moderado a forte influenciando o clima durante toda a estação, mas com um lento enfraquecimento até o fim de março.
A estação é uma transição entre o verão (quente e úmido) para o inverno (frio e seco) então é normal durante a estação alguns dias serem semelhantes ao verão (principalmente no começo do outono) e outros mais parecidos com o inverno (principalmente no final do outono).
A estação começa no dia 20 de março e e termina no dia 21 de junho. Ainda segundo o climatologista, a nova estação do ano deverá deixar as temperaturas abaixo das médias, tornando o clima mais frio e úmido.
Na Região Sudeste do Brasil, o inverno é caracterizado pelas temperaturas amenas e diminuição das chuvas, com noites mais longas que os dias. As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 23-25 ºC na Região Serrana e dos 27-28 ºC nas demais regiões. ...
O inverno 2020 começa oficialmente em 20 de junho, às 18h44 e vai até 22 de setembro, às 10h31, pelo horário de Brasília. ... Não vai haver influência de nenhum fenômeno oceânico-atmosférico como El Niño ou La Niña durante o inverno de 2020.