A função de todo resistor é limitar a corrente no circuito. Sem o resistor nesse circuito o LED iria queimar. A corrente IDEAL que deve passar no LED é de 20mA. Mas no caso, se você usasse um resistor de 500 ohms o LED iria acender normalmente, só que com menos luminosidade, então seria menos corrente no circuito.
Figura 1 – Circuito para ligar de 1 a 3 LEDs na rede de energia de 110 V ou 220 V. O resistor R1, que é de fio de 5 watts com 10 k ohms para a rede de 110 V e 22 k ohms para a rede de 220 V, reduz a tensão e a corrente aos níveis que o LED precisa.
Coloque os fios da fita de LED no conector que vem junto do produto com atenção à polaridade deles (é só encaixar e prender os parafusinhos com uma chave de fenda fina). Depois, é só juntar o conector e o plug que vai na tomada para conseguir iluminar o seu ambiente.
Note que o pino 11 está conectado ao lado positivo do LED, enquanto o GND vai no pino negativo, passando antes pelo resistor. Não é necessário conectar os componentes exatamente nos mesmos furos como indicados acima, basta apenas que os terminais de cada componente não estejam na mesma coluna.
Ex. 6 leds em série: (24V - 6x3V)/0,015A=400 ohms. Se for recalcular a resistência em série com o LED para funcionar com uma tensão maior, recomendo observar o valor da potência do resistor.
Selecione a opção de Potência: 1W. 3W.