Mas, a boa notícia é que hoje vamos te dizer o que fazer quando a energia está oscilando e ainda vamos te mostrar quais são os problemas de energia que afetam o desempenho de seus equipamentos. Confira!
Durante as Oscilações de Potência Quando uma flutuação de potência acontecer – usualmente é percebida porque as luzes ficam fracas ou piscam –, entre em contato com a concessionária para comunicar o incidente. Em seguida, desligue as luzes e todos os aparelhos, exceto os que forem absolutamente necessários.
Porém, em casos que os dispositivos estão sendo ligados a uma tensão abaixo de seu limite as possibilidades de “queimar” são mais raras, mas não significa que não tenham problemas.
E no caso da lâmpada de 110v ligada à uma tensão de 220v? Caso alguém ligue uma lâmpada de 220v em uma tensão de 110v, a iluminação da lâmpada ficará fraca. Já que não existe voltagem suficiente para atender a demanda, ou seja o pedido de energia necessário para que a lampada acenda 100\% de sua capacidade.
A oscilação de energia em residências é comum, principalmente, entre outubro e janeiro, época em que as chuvas são mais intensas e acompanhadas de raios. Assim, a probabilidade da energia ser interrompida por conta de problemas nas redes elétricas ou de uma sobrecarga causada por um raio são maiores.
Caso as variações ou quedas de tensão estejam sendo dentro da instalação deve ser feito testes e medições por todos os circuitos, nesta situação um eletricista deve ser acionado para que possa identificar o problema.
A melhor forma de lidar com a oscilação de energia em residências ainda é a prevenção. Utilizar os aparelhos descritos ajuda a evitar as incomodações causadas pela queima dos eletrônicos. Algumas práticas simples, como desligar os equipamentos da tomada durante tempestades ou quando se sai para viajar; ficar atento a alterações significativas na conta de energia; e evitar ligações irregulares também são opções para prevenir danos.
A verificação é importante para que um técnico especializado confirme se o aparelho foi, de fato, atingido por uma oscilação de energia que ultrapassou os limites recomendados pelo fabricante e se é possível consertá-lo, habilitando-o ao uso novamente.
De modo geral, a subtensão ocorre quando existe uma redução intencional de tensão. Como por exemplo, quando o governo lança a proposta de economizar energia durante o verão. Isso não é exatamente um “problema”, mas pode comprometer o rendimento de alguns equipamentos.
Existem situações em que a tensão dentro da instalação está baixa, porém esse valor pode ocorrer devido a fonte que vem da concessionária, que pode ser identificado pela tensão direto no medidor da concessionária.
Olá. Fiz obra recentemente em minha casa. Na nova instalação elétrica, há vários disjuntores. O chuveiro é a gás. Ainda assim é comum a luz de abajures oscilar. Além disso, os estabilizadores ficam "estalando". Qual pode ser o motivo?
As oscilações de potência ocorrem quando a energia elétrica das concessionárias é reduzida, em geral no fim da tarde de um dia quente de verão ou durante tempestades. Podem ser planejados ou não.
Oscilações e quedas de tensão sem dúvidas podem ser prejudicial para os equipamentos elétricos e eletrônicos nas instalações, mas variações pequenas não na maiorias dos equipamentos não causam problemas, porque a maioria dos equipamentos são projetados para suportar uma variação em sua tensão de até no máximo 10%.
Ocorrendo uma queda de tensão excessiva em dado ponto da instalação, a correção normalmente se dá através do redimensionamento dos cabos, substituindo o lance de fiação problemático por cabos de maior bitola. É recomendável consultar um profissional habilitado na área para verificar a bitola ideal do novo cabo.
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.
Já que não existe voltagem suficiente para atender a demanda, ou seja o pedido de energia necessário para que a lampada acenda 100\% de sua capacidade. Caso ligue uma lâmpada 110v em uma tensão de 220v a lâmpada, deve e pode queimar. Já que a lampada não suporta uma tensão maior que a da dua voltagem.
Existem algumas maneiras de proteger os dispositivos eletrônicos. Para usuários domésticos, é possível usar estabilizadores de tensão, filtros de linha e nobreaks. Para o caso de empresas, tanto de pequeno como de grande porte, o uso de nobreaks mais parrudos e até de geradores de energia se fazem necessários.
Durante toda extensão de uma rede de distribuição não é possível manter a mesma tensão em todas as instalações, pois sobre todas elas haverá uma queda de tensão, por mínima que seja, dessa forma no final da rede será uma diferença considerável em relação ao início.
Nesse caso, quando um aparelho é ligado na tomada, pode haver uma corrente elétrica correndo pelo cabo que faz o retorno que vai até a lâmpada e a fase de uma tomada. Isso ocorre devido ao efeito eletromagnético que induz um nível de tensão baixo nesse retorno, mas que mesmo sendo mínimo deixam as lâmpadas piscando./span>
Assim, quando a lâmpada piscando desligada está instalada na mesma fiação que o equipamento, o retorno de energia pode chegar até ela. Nesse caso, o mais recomendado é que seja feita a troca de uma outra peça presente na casa, o resistor./span>
Quando um equipamento é ligado nessa tomada, há uma corrente elétrica circulando naquele cabo por efeito eletromagnético que acaba induzindo naquele retorno um nível de tensão que é baixo, mas suficiente para fazer com que a lâmpada fique piscando.
Esse instrumento faz com que interrupções na energia elétrica durem apenas alguns segundos, em vez de horas como ocorria antes. Ele atua quando, principalmente durante uma chuva, algo acaba criando um curto-circuito na fiação exposta das ruas./span>
Se a luz do sistema de medição estiver apagada, é porque não está a produzir nenhum consumo energético, e se a luz vermelha estiver piscando, significa que os residentes estão a fazer consumo energético, com aparelhos eletrônicos conectados.
Medidor analógico: se ele estiver se movendo mesmo com tudo desligado, com certeza existe fuga de corrente elétrica no local. Medidor digital: verifique se a luz vermelha continua acesa ou piscando no display e se o último número subiu. Se a resposta for sim, é sinal de que há fuga de energia./span>
Medidor Digital A leitura corresponde ao número que aparece no visor eletrônico. Alguns medidores eletrônicos possuem uma letra antes do número que aparece no visor eletrônico. Nesse caso, deve ser considerado o número da leitura que aparece após a letra “A”.
Cálculo de consumo de energia Você pode calcular o seu consumo de energia multiplicando a diferença entre as leituras (leitura atual menos a leitura anterior) pela constante do medidor (01, 10, 20, 80 etc.).
Assim como um motor pode queimar as bobinas por um surto de tensão o mesmo pode ocorrer com as bobinas de um medidor de energia. É fato que também existem técnicas que permitem provocar a queima intencional na bobina dos medidores, sendo uma delas através da injeção de corrente continua./span>
Para fazer a autoleitura basta o cliente ir até o medidor de energia da casa, do apartamento ou do estabelecimento comercial dele, anotar o número exibido no aparelho e informá-lo à Enel pelo site ou app./span>
Como eu faço a auto leitura?
Para fazer leitura de energia, vá até o medidor da sua residência ou comércio e tire uma foto em que apareça o número do medidor e a medição./span>