Por mais estranho que isso pareça, existe um boato de que elefantes têm medo de ratos. Inclusive, nas telinhas que contemplam a sétima arte, por mais que muitas vezes esses animais acabem tornando-se amigos após se conhecerem, a visão do receio por parte do elefante é sempre retratada.
Sim, os elefantes têm medo de ratos, mas certamente não é porque eles podem subir em seus troncos. Se um rato fez isso, seu tronco é poderoso o suficiente para explodir os ratos para fora.
Infelizmente, tal como Plínio antes dele, Moulin não estava realmente a fazer nada. No entanto, perpetuou uma explicação aparentemente científica para o facto de o maior mamífero terrestre do mundo ter medo de ratos.
Mas à medida que o mito se espalhou, acrescenta, “algumas pessoas instruídas começaram a aperceber-se do ridículo de um animal de três toneladas petrificado por um ratinho”. Entre esses pensadores críticos encontrava-se Allen Moulin, um médico irlandês de 1600.
Apesar de inicialmente não terem dado qualquer hipótese, as suas experiências sugerem que os elefantes sul-africanos pararam imediatamente quando se depararam com ratos escondidos no estrume.
Lembre-se, os elefantes não viviam no chamado mundo ocidental “civilizado”. Por isso, “tal como outras espécies exóticas, o seu aspeto e comportamento eram deixados à imaginação. Basta ver como as pessoas pensavam que eram os elefantes na Idade Média – totalmente hilariante”, sublinha o site.
Na experiência, um elefante caminhava ao longo de um determinado percurso. A equipa introduziu um rato ao longo do percurso, escondido debaixo de um monte de estrume. Quando o elefante se aproximava do monte, o rato era libertado.
Dessa maneira, ficando em pé sobre sua própria urina e excrementos, isso tudo atrelado à falta de mobilidade e atividade física, os animais acabam sofrendo com graves infecções nas patas e, por consequência, esses ferimentos atraíam ratos.
O site explica que esta foi uma experiência pequena e informal. O mesmo pode ser dito sobre o mesmo segmento feito noutro programa de televisão popular, o 20/20 da ABC. O apresentador do 20/20 contactou um circo local onde Troy Metzler, um treinador de elefantes certificado, deixou a equipa de produção mostrar a um dos seus elefantes um rato branco. O pequeno roedor foi depois mostrado a outros elefantes, nenhum dos quais pareceu reparar no rato.
Além disso, cientistas também perceberam que os elefantes possuem um grande receio de abelhas. Inclusive, essa condição dos elefantes em relação às abelhas, intriga os cientistas a estudarem a possibilidade de poder fazer o uso desses insetos no intuito de dispersar as manadas desses animais quando invadem campos de cultivo e áreas que possuem um número significativo de habitantes.
Elefantes são animais pertencentes à ordem Proboscidea e à família Elephantidae. Os elefantes se destacam por apresentarem tromba comprida e duas longas presas. Elefantes são mamíferos herbívoros que se alimentam de grande quantidade de vegetais.
De acordo com Joyce, essa estória não está totalmente incorreta, possuindo, portanto, um fundo bem pequeno de verdade. De acordo com a etóloga, era comum que os elefantes de zoológico ou até mesmo de circos ficassem presos por correntes em jaulas fechadas, sob suas próprias fezes e, consequentemente, condições insalubres.
Os desenhos da Disney são pura burrice ,vi num gibi do super pateta q p\ ele ficar forte ele descia voando sobre uma plantação de amendoim e os colhia como se colhe feijões em vagens e os comia .Errado! amendoim ñ dá em vagens dependurada nas plantinhas, o amendoim dá em vagens dentro do chão igual batatas, quando a florzinha brota do chão saindo das raízes agente aterra o, pavio da florzinha p\ nascer as vagens embaixo da terra.P\colhe-los é preciso arrancar as vagens q saem sujas de terras como batatas, inhames ou outros tuberculos.
Para fornecer as melhores experiências, nós e nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site, e exibamos anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Integrantes de um circo resolveram colocar à prova, em 2006, se os ratos por si próprios exerciam alguma mudança nos elefantes. Colocaram o pequeno animal, parado, às vistas do elefante, que não demonstrou nenhuma reação. Um observador dessa cena notou que os elefantes “pareciam apenas entediados” ao ver o rato, ou seja; a história do medo é mesmo só uma lenda. [Life’s Little Mysteries]
Portanto, a única saída que os animais tinham acerca dessas condições era, efetivamente, pisotear os ratos. Então, ela estima que essa questão tenha contribuído fortemente para a criação desse boato de que elefantes têm medo de ratos.