1- Porque tudo é relativo e vivemos de convenções (símbolos) que possuem características diferenciadas para cada humano. 2- Grupo social - as pessoas se reúnem para um determinado objetivo.
A civilização só existe em razão do comportamento simbólico, característico do homem. ... Isto quer dizer que o homem usa símbolos para existir, mas que estes símbolos são criados, inventados, pelos próprios humanos, diferente do animal, que pode ser condicionado por símbolos, mas jamais poderá criá-los.
A vida humana é toda intermediada por símbolos. No contexto da cultura existem universos simbólicos diferentes entre eles. É por meio do universo simbólico religioso que o homem expressa, de forma racional, sua idéia de sagrado.
Todo grupo humano que se propões a esta divisão, ou seja, que se propõe às trocas, constrói a sua própria cultura, caracterizada por usos e costumes de tal forma que todos, em comum acordo, aderem a essa e outras práticas autorizadas pelo grupo.
Pensar permite aos seres modelarem sua percepção do mundo ao redor de si, e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos. ... Em sentido amplo, podemos dizer que o pensamento tem como missão tornar-se avaliador da realidade.
O termo “pensamento crítico reflexivo” se refere ao contexto necessário para formar pessoas capazes de pensar de maneira crítica, seguindo conceitos de Paulo Freire. ... “Julgamento” descreve o ato de formar uma opinião a respeito de um assunto, enquanto “crítico” significa que o pensamento é fruto de uma reflexão.
Antes de mais nada, ela é uma forma de observar a realidade que procura pensar os acontecimentos além da sua aparência imediata. ...
Realidade (do latim realitas isto é, "coisa") significa em uso comum "tudo o que existe". Em seu sentido mais livre, o termo inclui tudo o que é, seja ou não perceptível, acessível ou entendido pela filosofia, ciência ou qualquer outro sistema de análise.
Tales de Mileto
Comte
Apesar de Auguste Comte ter cunhado o termo Sociologia e estabelecido as necessidades de uma ciência que estudasse a sociedade, foi Durkheim quem formulou as regras do método sociológico e emancipou a Sociologia como uma ciência autônoma.