→ Importância do ciclo do nitrogênio O ciclo do nitrogênio é extremamente importante, pois garante a circulação do nitrogênio. Esse elemento químico é essencial para a formação de proteínas e de ácidos nucleicos, sendo fundamental, portanto, para a sobrevivência dos seres vivos.
O nitrogênio gasoso não é assimilado pelo nosso organismo, mas é importantíssimo, quando ingerimos os alimentos contendo este elemento, pois é usado pelo nosso organismo para síntese de proteínas e portanto, para o funcionamento do metabolismo, crescimento de músculos; crescimento celular.
É muito utilizado como fertilizante agrícola, mas também pode ser aplicado na fabricação de explosivos, pois é uma substância muito oxidante, logo comburente. A reação desenfreada do nitrato de amônio gera uma alta liberação de gases, causando impacto explosivo.
Em temperaturas suficientemente altas, porém, o nitrato de amônio pode se decompor violentamente por si só. Este processo cria gases, incluindo óxidos de nitrogênio e vapor de água. É esta rápida liberação de gases que causa uma explosão.
A acumulação de grandes quantidades de nitrato de amônio permite que mais calor seja contido por mais tempo quando uma mistura queima. Adicione oxidante suficiente a um fogo, e ele provocará uma explosão.
O nitrato de amônio não e um combustível. Ele não queima como a gasolina, ele não queima como o óleo diesel, que podem ser explosivos. O nitrato de amônio se decompõe, e, ao se decompor, ele produz uma série de gases. Esses gases, aquecidos no calor da decomposição, se expandem rapidamente, e explodem.
O nitrato de amônio é obtido através da neutralização do ácido nítrico pela adição de hidróxido de amônio, ou ainda pode ser preparado com nitrato de sódio e hidróxido de amônio.