Para alguns especialistas, o Brasil é um Estado federalista com fortes características de Estado unitário, sobretudo pela centralização de poder em torno do governo central e a ínfima autonomia que os estados da federação e municípios possuem.
O Brasil é uma república federativa constitucional presidencialista, de forma adotada em 1889. O Estado brasileiro está organizado em três Poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. O Chefe do Poder Executivo (que acumula as funções de chefe de Estado e chefe de Governo) é o Presidente da República.
Em ciência política, o sistema de governo é o modo pelo qual os poderes se relacionam, especialmente o executivo e o legislativo. ... O sistema de governo adotado por um Estado não deve ser confundido com a sua forma de Estado (Estado unitário ou federal) ou com a sua forma de governo (monarquia, república etc.).
O modelo parlamentarista de 1847 buscou atenuar seus efeitos, de modo a criar um sistema democrático no país. Em 1889, com a deposição de Dom Pedro II e a proclamação da república, o Brasil passou a adotar o sistema presidencialista.
Resposta. Colônia, Monarquia, República, Ditadura, Parlamentarismo e Presidencialismo.
Monarquia - Governo de um só Aristocracia - Governo de poucos ou dos melhores. Democracia - Governo do povo.
Tipos de democracia
III - PLATÃO (428-347 a.C.) ... A idéia de Aristóteles quanto às formas boas e más de governo são idênticas à de Platão (monarquia, aristocracia e politia (as boas) e democracia, oligarquia e tirania (as más).
Concluímos que Aristóteles elenca três formas de governos puras, a Monarquia, a Aristocracia e o Governo Constitucional (Democracia). Disserta também sobre as três formas corrompidas, a Tirania, a Oligarquia e Democracia (Demagogia).
Aristóteles e Políbio compartilhavam da uma mesma classificação das diversas formas de governo. Para Aristóteles, o comportamento político pode ser organizado em três formas principais: a monarquia (governo de um só), a aristocracia (governo dos melhores) e a república (governo de muitos).
Segundo a tipologia clássica – formulada por Aristóteles –, são três os tipos de poder existentes: o poder paterno, exercido pelo pai sobre o filho no interesse do objeto de seu exercício, ou seja, no interesse do filho; o poder despótico, exercido pelo senhor sobre o escravo no interesse do sujeito que o exerce, ou ...
Maquiavel acreditava que a forma perfeita de governo republicano é aquele que apresenta características monárquicas, aristocráticas e populares de forma harmoniosa e simultânea, ou seja, uma república mista.
A aristocracia é uma antiga forma de poder em que a política é comandada por um seleto grupo de detentores de privilégios que são passados hereditariamente e mantidos dentro dele. ... A aristocracia é uma forma de governo que, no princípio, buscava os mais aptos para governar. Hoje ela confunde-se com a monarquia.
Quais são os procedimentos enunciados por Aristóteles para conciliar oligarquia e democracia? Aristóteles buscou um equilíbrio entre as duas formas, conciliando os aspectos positivos das duas e descartando as eventuais falhas.
O que é Politeia: Espécie de constituição que regeu o sistema político em algumas cidades gregas (democracia + oligarquia). É o embrião do constitucionalismo moderno. Buscava-se governar para a maioria.
Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.