A vacina da Hepatite B em gestantes deve ser aplicada em três doses, a partir do segundo trimestre da gestação. Caso a futura mamãe já esteja com a vacina em dia, não é preciso aplicar doses de reforço ou iniciar um novo esquema vacinal.
Para se ter certeza da resposta vacinal, um exame de sorologia Anti HBs deve ser feito 6 meses após a aplicação da 1ª dose.
Reações muito comuns: dor, vermelhidão e inchaço no local da injeção, irritabilidade, cansaço. Reações comuns: perda de apetite, dor de cabeça, sonolência, sintomas gastrointestinais (como náusea, vômito, diarreia e dor abdominal), inchaço e endurecimento no local da injeção, mal-estar, febre.
A vacina contra hepatite B é 80 a 100% eficaz na prevenção de infecções ou hepatite B clínica em pessoas que completam a série vacinal.
As primeiras vacinas contra hepatite B foram licen- ciadas em 1982 e eram derivadas de plasma de pa- cientes com infecção crônica, com AgHBs inativados por métodos físico-químicos.
O Instituto Butantan já está produzindo em escala industrial uma vacina contra a hepatite B, com tecnologia desenvolvida no próprio Instituto, pelo pesquisador Nikolai Granovski.
Esquema de doses: Duas doses com intervalo de seis meses. As sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) recomendam a aplicação rotineira aos 12 e 18 meses de idade, ou o mais cedo possível, quando a vacinação não ocorrer nestas idades recomendadas.
Reforço: dose de 0,5 mL à ser administrada após 6-18 meses da vacinação primária, para garantir imunidade de longa duração. Baseado no conhecimento atual, estima-se que os anticorpos contra o vírus da hepatite A persistam por vários anos (pelo menos 10 anos) após a segunda dose (reforço).
Onde encontrar a vacina para hepatite A Por ser uma vacina opcional, só é encontrada em hospitais e clínicas privadas, ou nos postos do SUS apenas quando há indicação médica.
Para vacinar, basta levar a criança a um posto ou Unidade Básica de Saúde (UBS) com o cartão/caderneta da criança. O ideal é que cada dose seja administrada na idade recomendada. Entretanto, se perdeu o prazo para alguma dose é importante voltar à unidade de saúde para atualizar as vacinas.
Ainda não existem vacinas contra a hepatite E, e nem estudos que comprovem a eficácia do uso profilático de imunoglobulina. A infecção pelo vírus da hepatite E pode ou não resultar em doença.
Quais são as vacinas contra a hepatite?
Vacina Hepatite B (Recombinante) é indicada para a imunização ativa contra a infecção pelo vírus da hepatite B (VHB), causada por todos os subtipos conhecidos, em indivíduos de todas as idades considerados em risco de exposição a esse vírus.