Para que serve o exame de protena C funcional? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
- Este exame está indicado para a investigação de deficiência congênita ou adquirida de proteína C (PC), um anticoagulante natural, dependente da vitamina K, que é sintetizado no fígado.
O que significa proteína C funcional alta?
A proteína C é uma proteína anticoagulante natural. A deficiência hereditária de proteína C leva ao estado de hipercoagulabilidade com aumento do risco de trombose venosa. A deficiência tipo I é quantitativa.
O que significa proteína funcional?
Utilizada na investigação da trombofilia. Os pacientes com deficiência de Proteína S apresentam risco aumentado para trombose, especialmente venosa. A Proteína S é uma proteína vitamina K dependente sintetizada pelo fígado.
Qual tubo coleta proteína C reativa?
Preparo: Este exame não necessita de jejum. Recipiente: Tubo seco ou gel separador Coleta: Realizar coleta utilizando material e recipiente adequados. Aguardar 30 min para retração completa do coágulo. Centrifugar a amostra a 3200 rpm por 12 minutos e acondicionar corretamente.
O que significa proteína C funcional baixa?
A deficiência congénita da proteína C é uma patologia da coagulação hereditária caracterizada por sintomas de trombose venosa profunda devido a síntese e/ou atividade reduzida dos níveis de proteína C.
Quando a proteína S está baixa?
A deficiência de proteína S é uma patologia de herança autossômica dominante que resulta em trombofilia hereditária, clinicamente associada a tromboembolismo venoso (TEV) e que pode levar a AER.
O que é proteína C-reativa alta?
A proteína C-reativa, também conhecida como PCR, é uma proteína produzida pelo fígado, cuja concentração sanguínea se eleva radicalmente quando há indicativo de processos inflamatórios ou infecciosos.