A elevação lateral é um dos melhores exercícios para exercitar os ombros, sendo indicado quando se deseja o seu fortalecimento e hipertrofia e para melhorar a mobilidade e estabilidade da articulação.
Isto geralmente acontece quando o praticante está tentando usar uma carga pesada demais, o que destrói completamente o propósito do exercício, mudando quais músculos estarão envolvidos no exercício.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.
Descer os braços demais pode criar pressão adicional nos cotovelos e nas articulações dos ombros, aumentando o risco de lesões e tornando o exercício menos eficaz para os deltóides laterais. Além disso, ao manter uma pequena inclinação frontal, você mantém a tensão nos músculos alvo durante todo o movimento, o que é fundamental para maximizar o desenvolvimento muscular nessa área.
Se você tem interesse em começar a praticar atividades físicas – inclusive elevação lateral, já sabe que é fundamental ter o acompanhamento com profissionais de Educação Física, não é? Neste sentido, a melhor opção é frequentar uma academia com profissionais especializados.
Assim, se você não está mais conseguindo manter o corpo alinhado ou elevar a perna sem perder o equilíbrio, o ideal é fazer uma pausa para descanso e tentar novamente em seguida.
A prancha lateral não é um exercício fácil, pois ele requer muita concentração, força e equilíbrio. Por isso, erros podem ser cometidos. Para evitá-los, confira abaixo os erros mais comuns.
É importante que a elevação lateral seja inicialmente feita com a orientação de um profissional de educação física, que é mais indicado para orientar a sua realização correta para se aproveitar ao máximo este exercício e evitar lesões.
O exercício de elevação muscular isola um grupo de músculos específico — o que já é suficiente para fazer com que esse músculo cresça. Por isso, você não precisa usar halteres muito pesados. O ideal é ir testando halteres mais leves e, conforme sentir a necessidade, aumentar o peso. O excesso de peso pode induzir que você faça o movimento errado. E pior: pode fazer com que você se machuque.
Além de melhorar a saúde física e mental das pessoas, a empresa fortalece sua marca empregadora e melhora a atração e a retenção de talentos. É bom para os colaboradores e perfeito para o RH! Existem motivos melhores que esses?
- Melhor rendimento no treino de peito e costas Os ombros auxiliam os músculos dorsais em exercícios nos quais você tem de puxar uma carga (pulley frente, remada na máquina) e os músculos do peitoral em movimentos em que empurra o peso (flexão de braços, supino). Logo, fortalecer os deltoides contribui para um melhor rendimento no treino para essas outras parte do corpo.
É bem comum girar os quadris na hora de levantar a perna, seja por falta de equilíbrio ou de consciência corporal. Além de prejudicar a sua postura durante a execução do exercício, esse erro reduz a ativação dos glúteos e dos músculos do core.
A elevação lateral com halteres é uma das variações comuns do exercício de elevação lateral. É feita com o uso de halteres que são elevados simultaneamente para os lados do corpo.
Assim, eleve a perna lateralmente de modo lento enquanto contrai os glúteos e o abdômen. Se precisar de um lembrete para ir mais devagar, conte até 4 enquanto sobe e até 4 novamente enquanto abaixa o joelho.
Existem formas diferentes de fazer a elevação lateral. Inclusive, os exercícios se distinguem entre sentado e em pé. No entanto, todas as formas propõem o mesmo movimento: que é a abdução da musculatura dos ombros, ao erguer o peso dos halteres. Aqui está um passo a passo de como executar esse exercício:
Assim, é recomendado que a elevação lateral seja feita inicialmente com a orientação de um educador físico para que o movimento seja feito corretamente e de forma evitar lesões.