Esta receita de açafrão com mel para usar na pele do rosto servirá como uma máscara purificante, atenuando a rosácea (impedindo que o rosto fique vermelho e inflamado) e elimina espinhas, contribuindo para controlar a acne e a oleosidade da pele (pois possui um efeito anti-bacteriano).
Efeitos colaterais – Pode causar problemas digestivos (entre eles: refluxo, inchaço, flatulência, …) O consumo deve ser moderado. Se consumir açafrão excessivamente, então sofrerá as consequências dessa opção arriscada, pois há vários perigos que estão associados ao excesso de curcumina.
→ Contraindicações no uso da cúrcuma Além disso, pessoas que apresentam sensibilidade ou alergia à curcumina, obstrução de ductos biliares, distúrbios hemorrágicos ou que usam medicamentos que alteram o processo de coagulação não devem fazer uso da cúrcuma.
Os efeitos colaterais da cúrcuma estão relacionados com sua utilização excessiva, podendo causar irritação no estômago e enjoo.
Refluxo gastroesofágico, diarreia, dor abdominal, distensão abdominal, dor de cabeça, vermelhidão, mal-estar e tonturas, desordens do paladar e reações de hipersensibilidade.
Benefícios do açafrão
O açafrão contém diversos minerais e vitaminas, com destaque para o potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial e previne derrames. Também é fonte de vitaminas C, aliada da imunidade, e vitamina B6, que é benéfica para o cérebro.
– Para um copo de água pura, junte uma colher de chá de açafrão em pó. – Depois, mexa muito bem este preparado, misture bem e beba de imediato. – Pode fazê-lo durante as refeições, mas também em jejum, todos os dias, assim que se levanta, mesmo antes de tomar o pequeno-almoço.
Além de ajudar no controle do colesterol e ser um anti-inflamatório natural, esse tempero é ótimo para a absorção de nutrientes. O princípio ativo, chamado de curcumina, é um grande aliado para a desintoxicação do corpo e digestão de alimentos.
Além de sua ação antioxidante e termogênica, essa raiz aromática de coloração forte é um poderoso anti-inflamatório natural
O açafrão (ou cúrcuma) equilibra os níveis de açúcar no sangue e mantém o organismo sempre em bom funcionamento, o que ajuda na constante quebra de gordura. Os especialistas garantem que é possível eliminar 4 kg em 21 dias incluindo esse tempero no cardápio ou fazendo uso oral de uma cápsula de cúrcuma diariamente.
Basta colocar em 2 litros de água uma colher de chá de açafrão e o sumo de metade de um limão. O resultado é fantástico, um líquido amarelo acastanhado.
Como incluir na alimentação Pois saiba que você pode usar tanto o açafrão em pó quanto rodelas da raiz em diferentes preparações: sucos, saladas, carnes, peixes, molhos, massas, omeletes, sopas, tapiocas e legumes cozidos.
Ela é um antinflamatório natural que ajuda a perder peso graças à curcumina que limpa as toxinas e inflamações associadas ao ganho de peso. Ela pode ser inserida na alimentação das seguintes maneiras: meia colher no almoço e outra no jantar, acrescentada nas refeições ou por infusão.
Como é feita a água de açafrão? Despeje o suco de limão em uma jarra de vidro e adicione açafrão e água. Mexa bem e adicione o mel no final. Beba um copo desta água de açafrão pela manhã e você tem todos os motivos para continuar fazendo isso.
Como usar o Curcuma longa? Curcuma longa deve ser ingerido por via oral, com um pouco de água. A dose habitual para adultos é de 2 cápsulas a cada 12 (doze) horas, ou seja, duas tomadas diárias, totalizando 500 mg de medicação a cada tomada.
Como tomar Cúrcuma? A Cúrcuma pode ser consumida na sua forma em raiz, em pó ou em cápsulas. No caso de consumir a raiz inteira, o indicado é uma ou duas rodelas ao dia. Já se for consumi-la em pó, a orientação é uma colher de chá ou cerca de 5g.
E essa é uma das características mais legais da cúrcumaem cápsulas, uma vez que não há qualquer segredo em como tomar e você pode escolher a forma de tomar que achar melhor. Tem gente que prefere tomar ao decorrer do dia. Alguns preferem tomar a dosagem diária inteira logo de manhã em jejum.
Adicione manteiga e óleo de coco a um café preto. Em seguida, coloque uma colher de Cúrcuma e algumas pitadas de pimenta-preta, misture bem e tome pela manhã. Essa combinação facilitará tanto a absorção das substâncias benéficas do café, quanto a dos nutrientes presentes na Cúrcuma.
Com o que combina: picante, a cúrcuma intensifica o sabor de molhos, carne vermelha, frango, peixes, vários tipos de arroz, sopas e legumes e verduras cozidos. Com o que não combina: mantenha o açafrão longe dos doces. E, em receitas de sabor mais leve, coloque no máximo uma pitadinha, dependendo de suas preferências.
Pesquisas comprovam que uma dose diária segura é de até 12 gramas. Os especialistas que ouvimos, no entanto, recomendam a quantidade máxima de 5 gramas, o mesmo que uma colher de chá.
Pesquisas comprovam que uma dose diária segura é de até 12 gramas. Os especialistas que ouvimos, no entanto, recomendam a quantidade máxima de 5 gramas, o mesmo que uma colher de chá.
Cúrcuma com pimenta preta é melhor absorvido com gorduras. Mais um motivo para temperar sua salada e comer no almoço, por exemplo. Uma outra ideia é tomar um copo de água misturado com cúrcuma com pimenta preta e meio limão. É claro que o gosto não é dos melhores, mas os benefícios são imensos!