Quais são as provas Olímpicas? Quantos aparelhos são utilizados? Como funciona a pontuação? Como é o sistema de classificação para Paris 2024? Aprenda os conceitos básicos da ginástica rítmica.
Serão duas modalidades: individual e em grupo. Todas as atletas nascidas até 31 de dezembro de 2008 (15 anos em Paris 2024) serão elegíveis para competir nos Jogos de 2024.
A estrela italiana em ascensão Sofia Raffaeli é prevista por muitos para levar para casa uma medalha de ouro olímpica histórica na ginástica rítmica em Paris 2024, depois de ter se tornado a primeira italiana a conquistar o título geral na Copa do Mundo após sua vitória em Atenas este ano. A jovem de 18 anos está atualmente em primeiro lugar no ranking mundial.
RIO DE JANEIRO, BRAZIL - AUGUST 21: Martina Centofanti, Sofia Lodi, Alessia Maurelli, Marta Pagnini, Camilla Patriarca of Italy compete during the Group All-Around Final on Day 16 of the Rio 2016 Olympic Games at Rio Olympic Arena on August 21, 2016 in Rio de Janeiro, Brazil. (Photo by Julian Finney/Getty Images)
A Federação Internacional de Ginástica (FIG) reconheceu a ginástica rítmica em 1961, na época com o nome ‘ginástica moderna’. O esporte foi adicionado ao programa Olímpico em Los Angeles 1984 somente com a prova individual. Em Atlanta 1996, foi introduzida a competição do conjunto.
Na rítmica, ginastas fazem movimentos igualmente difíceis e graciosos som de canções - que podem ter vocais, ao contrário do solo feminino na ginástica artística – enquanto manipulam aparelhos que formam curvas, formas, desenhos, e que são lançados ao ar para serem recuperados com precisão e sincronia assustadoras.
MAIS | Quem é Bárbara Domingos, destaque brasileiro no individual
Como país anfitrião, a França receberá seis vagas que incluem uma vaga de grupo, enquanto uma vaga de Universalidade será decidida pela Comissão Tripartida.
A pontuação final de uma rotina é uma soma da nota de dificuldade, da nota de execução e da nota artística. Tanto a de execução quanto a artística começam em 10 pontos (com as deduções diminuindo a pontuação) e as possíveis penalidades são subtraídas da nota final.
No individual geral, são 24 vagas disponíveis. Três foram conquistadas no Mundial de 2022, por Itália, Alemanha e Bulgária. Mais 14 serão distribuídas no Mundial de 2023 (respeitando o máximo de duas por CON). Cada um dos cinco campeonatos continentais de 2024 ofertará uma vaga a CONs que ainda não tiverem vagas pelos critérios anteriores. A França terá sua vaga realocada (para o próximo CON na lista do Mundial de 2023) caso se assegure por um dos três critérios anteriores. A outra será definida pela comissão tripartite. As vagas do individual são para o CON, não para atletas específicas.
Os países do leste europeu dominam o cenário internacional da ginástica rítmica. No entanto, nenhum CON conquistou mais do que uma medalha de ouro em uma Olimpíada, com exceção da equipe russa que, liderada por estrelas como a campeã de Beijing 2008 e Londres 2012, Evgeniya Kanaeva, e a campeã Rio 2016, Margarita Mamun, conquistou 10 dos 17 ouros desde que o esporte foi incluído no programa olímpico em 1984.
O crédito pela invenção da ginástica rítmica vai para o educador sueco Per Henrik Ling, que desenvolveu um sistema de exercícios. O sistema de Ling concentrava-se na combinação harmoniosa de movimento físico e música, que lançou as bases para o desenvolvimento da ginástica rítmica.
A nota de dificuldade é definida pelo Código de Pontos da FIG, que determina o valor de ações como saltos, equilíbrios, rotações e troca de aparelhos (no conjunto).
No total, 94 ginastas rítmicas vão competir em Paris 2024 - 24 atletas individuais e 14 grupos (cinco atletas por grupo). Isto é duas a menos no total do que em Tóquio 2020, onde 26 atletas individuais competiram.
A nota artística leva em conta a expressividade das ginastas, ressaltando, entre outros exemplos, a interpretação da música escolhida e a harmonia da coreografia e dos movimentos com as oscilações da música.
Na competição por grupos, a Bulgária, medalhista de ouro por equipes de Tóquio 2020, lidera o ranking mundial, seguida pela França, que buscará pela primeira vez o pódio em casa.
MAIS | Brasil é bronze no conjunto geral em etapa da Copa do Mundo
Bulgária, Israel e Espanha se garantiram no conjunto no Mundial de 2022, enquanto outros cinco obtêm vagas pelo Mundial de 2023. Os continentais de 2024 também asseguram uma equipe cada para CONs que não obtiveram vagas pelos critérios anteriores. A França terá sua vaga realocada (para o próximo CON na lista do Mundial de 2023) caso se assegure por um dos três critérios anteriores. Serão 70 atletas no total.
No entanto, foi o dançarino e ginasta húngaro Emile Jacques-Dalcroze quem primeiro incorporou a dança e a música à prática da ginástica no início do século XX. A abordagem de Jacques-Dalcroze, conhecida como euritmia, usava a música como uma forma de expressar e aprimorar os movimentos.
Para começar a praticar ginástica, aprenda a dar cambalhotas para a frente e para trás. Os próximos movimentos que você terá que aprender são virar estrelinha, dar um salto de mãos e fazer uma rondada. Tente aprender a fazer um giro de oitavas e giros de quadril para frente e para trás na barra fixa.
Na ginástica rítmica, as ginastas costumam se apresentar em locais chamados de ginásios ou quadras, sobre um tablado.
A palavra ginástica é originária do grego “gymnádzein”, que significa treinar e, em sentido literal, exercitar-se nu (forma como os gregos exercitavam-se no período em que a ginástica se destacou).
A ginástica de academia tem como objetivo trabalhar o condicionamento físico, a saúde e a estética corporal, entre outros benefícios. Para que isso aconteça tem que focar em exercícios que trabalhem com resistência aeróbica, resistência muscular localizada, força muscular, flexibilidade e composição corporal.
Atualmente, existem 4 modelos predominantes de academia no mercado fitness: Low Cost, Full Service, Boutique e Academia de Nicho. Cada um desses modelos segue uma própria estratégia de mercado, atendendo diferentes públicos e atuando em diferentes áreas.
Você deve incluir, também, os seguintes equipamentos para academia:
Confira agora 18 modalidades diferentes para você praticar caso não goste dos treinos de musculação:
A boa notícia é que existem diversas alternativas para quem não é muito fã das academias. Luta, pilates, yoga, natação e dança são ótimos substitutos da musculação. Além de queimarem algumas boas calorias, esses exercícios ainda têm o poder de tonificar os músculos e de desenhar o corpo.
A musculação é a atividade física mais indicada para acabar com a flacidez. Isso porque ela enrijece os músculos e tonifica a pele, mas também existe como opção as atividades funcionais.
10 Truques para fazerem os músculos crescerem mais rápido depois do treino
4 dicas para deixar os músculos durinhos
O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.
Conheça 11 dicas para acabar com a flacidez na barriga