As células do tecido cartilaginoso são chamadas de condrócitos e estão localizadas em cavidades no interior da matriz denominadas de lacunas. A matriz do tecido cartilaginoso é relativamente rígida e é formada por colágeno ou por colágeno com elastina, além de glicoproteínas, proteoglicanas e ácido hialurônico.
O tecido cartilaginoso possui dois tipos celulares, os condrócitos e os condroblastos, e uma matriz.
É constituída de fibrilas de colágeno tipo II, de fibras elásticas e de substância fundamental (proteoglicanas, glicosaminoglicanas e glicoproteínas de adesão- condronectina). As principais funções são: sustentação e flexibilidade. A cartilagem elástica apresenta pericôndrio e cresce principalmente por aposição.
A cartilagem apresenta uma consistência firme, sem ser tão rígida quanto o tecido ósseo. Ela tem a função de sustentação e promove o revestimento das superfícies articulares, facilitando os movimentos, sendo de fundamental importância para o crescimento dos ossos longos.
LIGAMENTOS - Estrutura de tecido conjuntivo denso com a principal função de prevenir movimentos excessivos ou anormais, além de manter a estabilidade das articulações. CARTILAGEM - O tecido cartilaginoso, ou simplesmente cartilagem, apresentam consistência firme, mas não é rígido como o tecido ósseo.
A epífise corresponde às áreas dilatadas (uma inferior e uma superior) na extremidade dos ossos longos, sendo a zona responsável pela articulação com as estruturas ósseas adjacentes. Anatomicamente, a epífise é formada por tecido ósseo esponjoso, revestido, à superfície, por uma camada de tecido ósseo compacto.
ossificação endocondral
O mieloma múltiplo acontece quando um grupo de plasmócitos se multiplica de forma desgovernada, passando a comprometer o funcionamento da medula óssea na produção normal dos glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.