EQST

Onde Se Localiza O Rdio E A Ulna?

Onde se localiza o rdio e a ulna? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Onde se localiza o rádio e a ulna?

O rádio é o osso do antebraço, é o mais curto dos dois ossos do antebraço. Se estende anatomicamente na parte lateral do antebraço, indo do cotovelo até ao lado do punho onde se encontra o carpo. Proximalmente articula-se com o úmero no capítulo deste, distalmente com o carpo e medialmente com a ulna.

Onde está localizado o osso rádio?

O rádio é o maior dos dois ossos que formam o antebraço. A extremidade no sentido do punho é chamada de extremidade distal.

O que é a fratura de Monteggia?

A fratura-luxação de Monteggia, fratura da ulna associada com luxação da cabeça do rádio, é uma situação rara, compreendendo 0,8 - 1,5% de todas as fraturas do antebraço. Isso faz com que poucos cirurgiões tenham experiência neste tipo de fratura-luxação.

O que é cúbito ulna?

Cúbito é a articulação de três ossos que ficam entre o braço e o antebraço. Em latim, cúbito quer dizer articulação do antebraço. Por esse motivo, essa articulação passou a se chamar cúbito. Antes, cúbito era o nome de um dos ossos do antebraço, que agora passou a se chamar ulna (veja na ilustração).

Onde ocorre a fratura de Monteggia?

A fratura de Monteggia é uma fratura da ulna que afeta a articulação com o rádio. Mais precisamente, é uma fratura do terço proximal da ulna com deslocamento da cabeça do rádio.

Qual a diferença de Monteggia e Galeazzi?

A fratura de Galeazzi também é conhecida como epônimo de fratura de Monteggia reversa, Piedmont ou Darrach-Hughston-Milch, sendo que, o que as distingue é a subluxação ou luxação associada da articulação radioulnal distal(15,16).

Qual é o significado de cúbito?

Osso comprido que forma a parte interna do antebraço. Na sua porção superior articula-se com o úmero, formando a sua apófise (olecrânio) a ponta do cotovelo; na porção inferior articula-se com o carpo, solidariamente com o rádio.

Como ocorre a fratura do olécrano?

As fraturas do olécrano são comuns e representam cerca de 10% das fraturas do cotovelo do adulto. Podem ser causadas por um trauma direto (+ comuns) ou por um trauma indireto (queda sobre a mão espalmada). Ao exame físico é possível sentir estalidos com a movimentação e algumas vezes palpar um “gap”.