A super-heroína Mulher Maravilha começou a ter um destaque muito maior após seu filme solo ter sido lançado nas telonas. A história de Diana, a princesa das amazonas e integrante importante da Liga da Justiça, começa em 1941.
Até aos Novos 52, existiram vários elementos que se mantiveram consistentes relativamente à origem da personagem. A sua mãe, a Rainha Hipólita a criou a partir do barro, sendo que os Deuses Gregos a abençoaram com o dom da vida, a tornando assim na primeira Amazona que não foi concebida por um homem.
Diana é forçada a passar pelo casamento. Ela também conhece Persephone, a primeira esposa de Hades, que tentou escapar cortando seus pulsos. Quando ela é levada para o altar, Hades cria um laço de seu Laço da Verdade. Hades fica confuso se Diana está fingindo amor por ele para proteger Zola, então ele testará seu amor. Se ela for desonesta, ela será enforcada e ele capturará Zola.
Diana foi, então, criada sendo a primeira heroína da DC. Entretanto, é interessante citar que mesmo com mais de 70 anos de história, ainda são publicadas novas HQs da Mulher Maravilha. Em outras palavras, sua história tive algumas mudanças com o passar do tempo.
A atriz Lynda Carter que muitos pensam que foi a primeira a interpretar o papel de Mulher-Maravilha, foi na realidade a segunda. Ela era a personagem principal numa série que estreou na TV norte-americana em 1975, que tinha o nome de "Mulher-Maravilha".
Mulher-Maravilha e Lennox concordam em proteger Zola e uma agora mortal Hera do Olimpo. Lennox diz a Diana que ele sabe de um filho de Zeus que foi morto por Hera. Seu nome é Siracca e ela estava dando informações a Lennox antes de ele se juntar a Diana. Para encontrar Siracca, a Mulher Maravilha viaja para a Líbia, onde encontra um filho. Mulher-Maravilha leva a criança a um templo subterrâneo, onde a criança se dissipa em uma nuvem de areia e ataca Diana, revelando-se como Siracca.
A Mulher Maravilhosa vive na Ilha Paraíso. Futuramente, a ilha passa a ser chamada de Themyscira. Lá, ela e outras mulheres vivem sozinhas, sem a presença e poder de qualquer homem. Mesmo crescendo e sendo criada para ficar na ilha, por fim, Diana segue para o mundo dos homens na tentativa de torná-lo um local mais justo.
Diana aumentou a resistência mágica e manipulação. Sendo experiente em lutar contra os que usam feitiçaria como arma. Ela é um ritmo acelerado devido ao seu metabolismo sobre-humano. Ela é um mestre de combate armado e desarmado, proficiente com quase todas as armas de sua cultura, especialmente o arco e o dardo. Ela é, por vezes, envolvida em batalhas com seres humanos Superman, Darkseid ou os deuses do Olimpo e se mantém contra eles.
Mulher-Maravilha esteve envolvida com o evento A Noite Mais Densa. No final da edição 5, Nekron, o Guardião da Morte, ressuscita Bruce Wayne, que lança um enxame de Anéis da Lanterna Negra que se ligam a heróis que morreram e foram ressuscitados, o que fez da Mulher-Maravilha uma Lanterna Negra. Na questão 6, quando cada uma das tropas estava recrutando um membro suplente por 24 horas, o anel Safira Estrela anexou-se à Mulher-Maravilha e expulsou o anel negro dela, não apenas ressuscitando-a, mas transformando-a em um membro da Tropa das Safiras Estrelas.
Primeiramente, seus criadores, William Moulton Marston e Harry G. Peter, fizeram a personagem idealizando alguém que lutasse por paz e amor. Ou seja, seguindo a linha contrária da maioria que usa força bruta para vencer.
Como o laço é colocado em volta do pescoço, Diana diz que ama verdadeiramente Hades. De repente, ela se liberta de seus laços, dizendo que não vai se casar com ele, quer o ame ou não. Lennox e Hefesto entram no submundo para ajudá-la. Durante o confronto, Hefesto diz a Hades que Diana realmente ama Hades, assim como ela ama a todos. Mulher Maravilha diz que mesmo com as armas de Eros, Hades não pode fazer alguém se apaixonar por ele, se ele não se ama. Hades permite que o trio saia do submundo, mas não antes que a Mulher-Maravilha atire Hades no coração enquanto ele está olhando para um espelho, esperando que ele finalmente se ame.
Assim sendo, ela foi criada juntamente com outras amazonas, aprendendo sobre o que seriam seus ideais e treinando todos os dias para se tornar uma grande guerreira e defensora de sua terra.
Cedida pela deusa Deméter, a super-força da Mulher-Maravilha é muitas vezes comparada a do Superman. No entanto, ela já demonstrou que a sua força é de fato superior à da Supergirl.
Depois de ter sido curado das suas lesões, as Amazonas realizaram um sorteio para decidir qual delas seria a responsável por acompanhar Steve de volta para os Estados Unidos. A escolhida serviria também de embaixadora de tudo aquilo que as Amazonas representam.
Tempos mais tarde, a mesma herdou o Laço da Verdade pelos Deuses do Olimpo, o Laço da Verdade impede o individuo de contar mentiras e falar apenas a verdade quando esta amarrado no laço.
Contudo, existiu um fato que revoltou muitos fãs, pois nos Novos 52 a Mulher-Maravilha se envolveu romanticamente com o Superman. Apesar de muitos leitores acharem que a personagem se tornaria secundária e terem mostrado a sua insatisfação, as vendas das HQs continuaram a aumentar.
O deus Hermes presentou Diana com os poderes da velocidade super-humana e da fuga sem assistência. Ela possui uma "visão de atenção", ou o dom da percepção aumentada, permitindo-lhe sentir as emoções dos outros e agora está totalmente imune ao controle da mente.
Quando retiraram a capacidade de voar da Mulher-Maravilha durante a Era de Prata, os autores das HQs lhe deram um Avião Invisível. O avião pode ser controlado telepaticamente.
Vamos começar pela mais recente. A primeira vez que a atriz assumiu o papel de Mulher Maravilha foi em 2016, fazendo algumas participações em Batman vs Superman. Logo após a atriz ganhou um filme solo contando um pouco mais da história de Diana.
Mulher Maravilha e Lennox tentam negociar com os dois deuses. Usando uma distração, Mulher-Maravilha pega a equipe de Hades e se teletransporta para o Monte Olimpo, onde ela jura retribuição em Hera pelo que ela fez com seu povo. Quando a Mulher Maravilha retorna a Londres, Hades seqüestra Zola. Mulher Maravilha, Hermes e Lennox vão para a Itália para encontrar Eros, para que ele possa levá-los ao reino de Hefesto. A Mulher Maravilha espera que Hefesto lhes dê o que precisam para enfrentar Hades. O grupo viaja para o Monte Etna, onde são recebidos pelos trabalhadores de Hefesto. Eros e Hefesto explicam que os trabalhadores são de fato os filhos homens das Amazonas. Sempre que nascem crianças da Amazônia, as meninas são aceitas enquanto os meninos são atirados ao mar. Hefesto os resgatou e os criou com amor e carinho. Um dos homens é o irmão de Diana e o filho de Hipólita e Zeus, Jason.
Muito antes de se tornar a Mulher-Maravilha, Diana nasceu em Themyscira, com o seus pais sendo Hipólita e Zeus. E, como o seu sangue materno era humano e sangue paterno era de um deus, Diana viria a ser uma semi-deusa. Com o seu nascimento a mesma recebeu muitas habilidades humanas, quanto habilidades de deuses.
Durante as HQs dos Novos 52, escritas por Brian Azzarello a origem da Mulher-Maravilha sofreu algumas alterações, ela passou a ser a filha de Hipólita e Zeus - deixando de ser uma figura de barro que foi abençoada com a vida pelos Deuses Gregos.