A zona de tatuagem é formada pelos resíduos maiores (sólidos) de pólvora incombusta ou parcialmente comburida e pequenos fragmentos que se desprendem do projétil que, ao atingirem o alvo, nele se incrustam ao redor do orifício de entrada.
1. Corpo esférico ou cónico arremessado pelo impulso de um explosivo. 2. Todo o objecto que se arremessa de qualquer modo para matar ou ferir.
Traumatismo músculo-esquelético por projétil de arma de fogo* Rev Bras Ortop. : O autor apresenta o protocolo de tratamento para pacientes vítimas de ferimentos por projéteis de arma de fogo (PAF), os quais atingiram a coluna vertebral ou membros.
A abordagem de pacientes vítimas de perfura- ção por arma branca (PAB) deve ser diferente daquela por projétil de arma de fogo (PAF). No trauma abdominal por PAB o tratamento seletivo tem sido empregado, isto é, o tratamento cirúrgico é realizado em pacientes com sinais de lesão intra-abdominal.
Em 1997, foi criado o PAB, sigla para piso da atenção básica, transferido do Fundo Nacional de Saúde aos municípios de forma regular e automática. Mas o PAB é composto por dois componentes.
Lesão produzida por entrada de projétil de arma de fogo (PAF). Disparo a curta distância. Esfumaçamento. Forma dos ferimentos: normalmente arredondada ou elíptica, dependendo da incidência do projétil (nos de alta energia, o ferimento de entrada é sempre maior que o diâmetro do projétil).
Conceito de instrumentos cortantes São denominados por aqueles objetos com gume afiado, que depois de exercida uma pressão ou deslizamento sobre a pele íntegra ou órgãos, favorecerão o rompimento dos tecidos superficiais e profundos.
ferimento contuso: bordos irregulares e macerados, sem sangramento vivo, forma estrelada. Produzido por instrumento rombo capaz de romper a integridade da pele (ex.: pedra). ferimento corto-contuso: bordos irregulares e contundidos, fundo irregular, não tem forma estrelada.
As lesões mais comuns no esporte
Confira a seguir quais são os acidentes mais comuns durante a prática de alguns esportes radicais e conheça dicas de como evitá-los. Rafting -- Entorse de tornozelo; luxações em membros superiores e ombros; escoriações de pele; queimaduras solares; hipotermia (principalmente em atividades noturnas).