Uma rede de transporte é um conjunto interligado de rotas específicas, onde circulam transportes. Estas redes (em estudos matemáticos também conhecidas por grafos) são constituídas por um conjunto finito de nós e arcos.
Resposta. No contexto do desenvolvimento dos países e das sociedades, os meios de transporte são uns dos principais elementos para garantir a infraestrutura, ou seja, o suporte material para que tal crescimento instrumentalize-se.
De modo geral a geografia dos transportes se relaciona com as formas de mobilidade dos indivíduos, de mercadorias e de informações buscando compreender a organização espacial em relação às facilidades e dificuldades acerca da origem, destino, distância e natureza dessas pessoas, objetos e informações.
A evolução dos transportes na era da Globalização permitiu uma maior integração internacional e o crescimento da dinâmica econômica mundial. ... Com a evolução do capitalismo, as técnicas reproduzidas nos meios de transporte foram ganhando novas formas, funções e tecnologias mais avançadas.
Entretanto, em termos de tku, toneladas quilômetros úteis, a medida de produção de transporte, mostra que a ferrovia e a hidrovia têm papeis importantes nos deslocamentos de mercadorias nos Estados Unidos. Em termos de tku, a ferrovia representa o principal meio de transporte deslocando 42,8 % das cargas.
As redes são concentradas em lugares como o centro-sul e o norte. Quando olhamos para a malha de redes de transporte pelo Brasil notamos uma maior conentração das redes rodoviária, ferroviária e aeroviário no centro-sul (ou sul e sudeste do Brasil), que são também as regiões mais desenvolvidas desse território.
No caso do Brasil, as construções das hidrovias no país iniciaram a partir da década de 80, sendo que a concentração das hidrovias mais utilizadas está na região sudeste e sul do país, por exemplo nos trechos das hidrovias Tietê-Paraná e Taguari-Guaíba.