EQST

O Que Uma Protena Monoclonal?

O que é uma proteína monoclonal?

Uma proteína monoclonal é produzida pelas células anormais, cancerígenas ou pré-cancerígenas. É chamada de proteína monoclonal porque existe um único clone, um monoclone de “células cancerígenas”, produzindo essa proteína.

O que significa a ausência da proteína monoclonal?

A chamada banda monoclonal se refere à forma como uma proteína monoclonal aparece na eletroforese de proteínas. A presença dessa proteína monoclonal é anormal e merece investigação adicional. Quando ausente, significa que o exame não detectou a presença de proteína monoclonal.

O que quer dizer Gamopatia monoclonal?

As gamopatias monoclonais constituem um grupo de desordens caracterizado pela proliferação monoclonal de plasmócitos, que produzem e secretam imunoglobulina ou fragmento de imunoglobulina monoclonal (proteína M) .

É uma doença caracterizada pela proliferação de plasmócitos monoclonais na medula óssea e presença de proteína monoclonal no soro ou urina?

Mieloma múltiplo | Revista Médica Ed. 3 - 2014. Neoplasia maligna caracterizada por proliferação descontrolada de plasmócitos na medula óssea e produção monoclonal de imunoglobulina, o MM acomete preferencialmente adultos ao redor de 60 anos.

Para que serve a proteína monoclonal?

Os anticorpos monoclonais são proteínas produzidas em laboratório, como o trastuzumabe, o rituximabe ou o adalimumabe, que agem no corpo ao se ligar a partes específicas de vírus, bactérias ou de certos tipos de células do câncer, ajudando o sistema imunológico a reconhecer essas células estranhas e a combater mais ...

O que causa gamopatia monoclonal?

Apesar da doença ser originada na medula óssea, a produção desregulada destas proteínas afeta todo o organismo, atingindo principalmente os ossos e os rins. Quando o indivíduo apresenta um aumento destas proteínas monoclonais no sangue, denominamos de gamopatia monoclonal.

Para que serve o exame de Imunofixação sérica?

A eletroforese de proteínas séricas é um exame para medir a quantidade total de imunoglobulinas no sangue e diagnosticar qualquer imunoglobulina anormal. Em seguida, é realizada a imunofixação ou imunoeletroforese para determinar o tipo exato do anticorpo anormal (IgG, IgA, IgM ou algum outro tipo).

Qual o valor normal do Plasmocitos?

Os plasmócitos normais podem ser diferenciados dos presentes no mieloma múltiplo por imunofenotipagem. Os normais são CD45+, CD19+, CD20+, CD38++, CD56-/fraco, CD138+, mIg-, cIg policlonal. Por outro lado, os plasmócitos do mieloma múltiplo são monoclonais (cIg) e aproximadamente 80% são CD19-CD56+ e 20% CD19-CD56-.

Qual o papel do anticorpo monoclonal?

Os anticorpos monoclonais são usados ​​para tratar muitas doenças, incluindo alguns tipos de câncer. Para produzir um anticorpo monoclonal, os pesquisadores primeiro identificam o antígeno que deve ser atacado.

Qual tratamento para gamopatia monoclonal?

Não existe tratamento para gamopatia monoclonal. Esta alteração necessita de seguimento com hematologista porque existe possibilidade de 1% por ano ( em media) esta alteração gerar a doença clinica mieloma múltiplo.

Qual tratamento para Gamopatia monoclonal?

Não existe tratamento para gamopatia monoclonal. Esta alteração necessita de seguimento com hematologista porque existe possibilidade de 1% por ano ( em media) esta alteração gerar a doença clinica mieloma múltiplo.

Como tratar Gamopatia monoclonal?

O tratamento convencional inclui quimioterapia sistêmica associado ao tratamento da doença óssea. Pacientes com até 70 anos podem ser candidatos para o auto-transplante de medula óssea, também oferecido pelo SUS e pela unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital de Clínicas da Unicamp.