Cadeias fechadas As cadeias fechadas ou cíclicas ligam-se entre si e formam um ciclo. Elas podem ser aromáticas ou alicíclicas. Se forem alicíclicas, são classificadas ainda como homocíclicas, heterocíclicas saturadas ou insaturadas.
A definição comumente utilizada para classificar exercícios em cadeia cinética é a de que, se o segmento distal estiver livre para se mover no espaço e não sustentar o peso corporal, a cadeia é considerada aberta, e na ocorrência do contrário a cadeia é considerada fechada (3, 4).
Cadeia aberta, acíclica ou alifática: é uma cadeia aberta que possui duas extremidades ou pontas não possuindo portanto um ciclo ou anel em sua composição. Cadeia cíclica ou fechada: não possui extremidades ou pontas sendo unidas pelos seus átomos formando um ciclo ou um anel.
Quando a extremidade distal, livre do corpo humano, se movimenta este movimento é denominado cadeia cinemática aberta. ... Os mesmos músculos contraem-se, através das mesmas articulações, para produzirem movimentos de cadeia fechada, quando as extremidades distais estão estáticas.
Principais exercícios de cadeia cinética aberta (e os grupos musculares que focam)
34. Quanto aos exercícios em cadeia cinética aberta e fechada assinale a alternativa correta. (A) Os exercícios em cadeia cinética aberta desenvolvem maior estimulação proprioceptiva que os exercícios em cadeia cinética fechada.
Nas descrições anatómicas, distal é a parte mais afastada do tronco ou do ponto de origem. A mão é a extremidade distal do membro superior, o braço. Contrário de proximal.
Conclui-se que de acordo com os estudos que foram analisados os exercicios de cadeia cinética fechada são mais eficazes na reabilitação de pacientes de reconstrução do LCA proporcionando maior ganho de força muscular, amplitude de movimento, maior funcionalidade e menos dor evitado assim estresse no LCA permitindo mais ...
A fisioterapia após a cirurgia de reconstrução pura do ligamento cruzado anterior deve ser iniciada idealmente no dia seguinte ao procedimento. Isso contribuirá para o ganho de amplitude de movimento, para a recuperação do tônus muscular e também para o retorno à deambulação independente o mais precoce possível!
Sentado em uma cadeira, o paciente pode realizar flexão e extensão várias vezes ao dia. Nesse período são indicadas também bolsas de gelo por 20 minutos, três vezes ao dia para diminuir as chances de inflamação no local. Com evolução na recuperação, já é possível dirigir carro 15 dias após a artroscopia.
Muitos pacientes conseguem correr com o ligamento rompido, principalmente corrida em linha reta e sem mudança de direção.
Normalmente a lesão do ligamento cruzado anterior, vem com a sensação de instabilidade ao andar, que o joelho perdeu o “eixo”. Podemos pontuar outros sintomas tipos de lesão do ligamento cruzado, como dor e inchaço após a ruptura total ou parcial e mobilidade reduzida e desconforto ao caminhar.
De seis semanas a seis meses após a operação no joelho, você deverá gradualmente retornar ao seu nível normal de atividade física. Você será incentivado a entrar em uma academia e aumentar a frequência dos treinamentos. Você deve evitar esportes que envolvem torções, pulos e viradas do corpo.
Na hora de dormir, procure não deitar sobre o joelho que sofreu a cirurgia, nem colocar almofadas embaixo. O exercício que você aprendeu no hospital também deve ser seguido em casa, não desanime, principalmente com a dor. Aos poucos a região do joelho se acostuma e a lesão melhora.