O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA que contém um código (instruções) para produzir uma proteína que desempenha uma função específica no corpo.
Assim sendo, podemos diferenciar um indivíduo heterozigoto de um homozigoto analisando seus alelos. Se os alelos nos cromossomos homólogos são iguais, dizemos que se trata de um homozigoto. Se os alelos forem diferentes, o indivíduo é heterozigoto.
De acordo com a primeira lei de mendel,os individuos da geraçao F2 de um cruzamento entre individuos homozigotos de genotipo deferentes eles sao.
O indivíduo que apresenta essa característica é chamado de homozigoto. Assim sendo, podemos diferenciar um indivíduo heterozigoto de um homozigoto analisando seus alelos. Se os alelos nos cromossomos homólogos são iguais, dizemos que se trata de um homozigoto. Se os alelos forem diferentes, o indivíduo é heterozigoto.
Heterozigoto seria por exemplo o famoso (aa), e 'a' seria apenas um gameta, assim não seria possível determinar um gen como hétero ou homozigose é uma comparação que precisa de alelos.
⇒ Heterozigoto = Quando o indivíduo apresenta dois alelos diferentes de um mesmo gene (Aa). ⇒ Homozigoto = Quando o indivíduo apresenta dois alelos iguais de um mesmo gene (AA ou aa). ⇒ Lócus = Posição específica em que cada gene é encontrado em um cromossomo.
Um gene é uma parte do DNA ou RNA que controla determinada característica, como a cor da pele ou dos olhos, já o alelo é a variação específica do gene, que vai determinar como essa característica irá se expressar no indivíduo.
Quando um indivíduo apresenta o diagnóstico médico de tumor maligno em uma determinada região do corpo, com extensão bem limitada e de pequeno tamanho, qual é a possível indicação médica de tratamento? resposta radioterapia.