Fixadores externos são dispositivos que permitem manter a estabilidade da estrutura óssea e de tecidos moles. São compostos por fios e pinos de fixação transóssea, as hastes de sustentação externa e os clampes.
Fraturas do colo do fêmur Em jovens geralmente optamos também por fixação, na tentativa de salvar a cabeça femoral. Os meios de fixação podem ser através de parafusos canulados, ou placa-pino deslizante, chamadas pela sigla consagrada: DHS (dynamic hip screw – parafuso dinâmico de quadril) e suas inúmeras variantes.
O retorno vai depender muito da gravidade da fratura, das lesões associadas e de qual técnica de tratamento foi utilizada. O retorno pode variar de 6 meses a 1 ano. Todavia, há casos mais graves e mais complexos os quais necessitam de mais tempo para a reabilitação completa.
Além de estar relacionada a infecções e doenças cardiovasculares, a fratura pode causar dor crônica, diminuir a mobilidade e aumentar o nível de dependência do paciente. Ou seja, ela compromete a vida sob diversos aspectos.
A epifisiólise caracteriza-se pelo deslocamento do colo do fêmur em relação à epífise femoral, ou seja, é o escorregamento da cabeça do fêmur na bacia. Por ser pouco conhecida popularmente, a doença é facilmente confundida com dores musculares e ósseas.
Como é feita a cirurgia O tempo de duração da cirurgia é de, aproximadamente, 2 horas e meia, mas pode ser mais longa, dependendo das condições do paciente. Já o tempo de internamento hospitalar pode variar entre 3-5 dias e a fisioterapia deve ser iniciada logo no pós-operatório.
Com todas estas variáveis, sabemos que o custo para o paciente de uma cirurgia para colocação de prótese de quadril pode variar de Zero, para aqueles pacientes que fazem a cirurgia pelo SUS, até mais de R$100 mil para pacientes que fazem a cirurgia totalmente particular, nos melhores hospitais do Brasil, com próteses ...
Nos dias atuais temos basicamente 5 tipos de procedimentos de Artroplastia de Quadril: As Artroplastias Parciais do Quadril, as Artroplastias Totais que podem ser as cimentadas, híbridas e as não cimentadas, além da Artroplastia de Recapeamento.
A abdominoplastia pelo SUS pode ser feita desde que justificada como essencial para a saúde e bem estar do paciente. E isso precisa ser prescrito por um médico licenciado. Embora a situação mais comum que justifica a realização de uma abdominoplastia pelo SUS é a cirurgia bariátrica.