Sabe quando a gente vai viajar e acha que por um milagre tudo vai caber no porta-malas? Aí as malas não tem fim e ficam sobrando várias bagagens para fora do veículo? O bagageiro de teto é um ótimo acessório que aumenta o espaço útil do veículo para quem precisa de um local extra onde transportar bagagens e objetos no veículo, mas não conta com espaço interno amplo.
Conhecido também como maleiro ou caixa de bagagem, o equipamento é afixado ao teto do veículo, e possibilita carregar uma grande variedade de objetos como mochilas, malas, compras de mercado, caixas, entre outros utensílios, promovendo segurança e praticidade sem comprometer a área útil do carro, ainda deixando o espaço do porta-malas livre para outros itens maiores e mais pesados.
Apesar dessa informação, o manual de como instalar o bagageiro de teto que vem junto com o produto fala exatamente qual a quantidade de peso que cada estrutura pode aguentar, não esquecendo de sempre ver o manual do veículo também, para não ultrapassar o peso permitido pelo fabricante. O excesso de peso modifica o centro de gravidade do veículo podendo causar até um capotamento, em casos menos graves o teto do seu carro poderá ficar amassado.
Por exemplo, na viagem pela América Latina carregamos um fogão portátil, metálico, movido a gasolina da Coleman (muitooo bom por sinal, vale um post), e que ficava em pé no bagageiro em um lugar específico.
Dito isso, os bagageiros de teto Thule foram projetados para serem os mais aerodinâmicos do mercado, especialmente os tamanhos Alpine de baixo perfil. Portanto, mesmo com um grande bagageiro de teto, o seu deslocamento será suave.
Este guia de compatibilidade de bagageiros de teto Thule visa esclarecer algumas dessas dúvidas. Mostraremos a você como garantir que o bagageiro de teto seja compatível com o seu veículo e quanto você pode colocar dentro de diferentes tamanhos de bagageiros de teto.
Rodar com o bagageiro de teto com excesso de bagagem é passível de multa previsto no código de lei de trânsito nacional, e é considerada infração grave, valor de 195,23 reais e mais 5 pontos para a carteira do condutor, com possibilidade de o veículo ser retido para ser feita a retirada do excesso de bagagem.
Muitos acidentes podem acontecer por objetos que se desprendem de carros em movimento, é bom saber como prender os objetos no bagageiro de teto do carro. A organização dos objetos de forma adequada mantém a segurança de todos.
O bagageiro de teto para carros é útil principalmente para as longas viagens de férias familiares. Colocado na parte de cima do carro, serve para transportar os itens maiores e libera espaço no interior.
Nosso rack já possui um vento embutido e, no nosso caso, não há qualquer ruído e ainda reduz o consumo do veículo por conta do bagageiro, sendo o aumento do consumo quase imperceptível, 0,5 litro por quilômetro rodado.
As soluções de carga para engate são uma ótima forma de levar todo o equipamento necessário para suas aventuras ao ar livre. Elas também são uma maneira inteligente de adicionar mais espaço para armazenamento a automóveis compactos.
Existem alguns limites legais no uso do bagageiro de teto para carros. A carga não pode passar da lateral do veículo e, ainda, tem limite de altura. Seu máximo é 50 centímetros além do teto.
Para isso, pesquisamos bastante na internet, mercado livre e OLX, modelos usados e novos. Inclusive, não havia vantagem na época nos preços dos modelos usados.
No nosso caso, nosso carro já possui o rack de fábrica. No entanto, dada ao uso extremo que fizemos dele, tivemos que reforçá-lo com diferentes “gambiarras”, ficando como definitiva o uso das presilhas “enforca gato” nos quatro pontos de fixação, pois as barras transversais do rack passaram a correr para trás.
Distância da tampa traseira significa que o seu porta-malas pode ser aberto completamente sem interferir com o bagageiro de teto. Os bagageiros de teto Thule são projetados especificamente para que você abra a tampa do seu porta-malas sem problemas.
Não deixe de conferir também o que mais temos disponível em nossas prateleiras virtuais. São muitos produtos, como rack de teto, engate de reboque e capota marítima, para dar mais funcionalidade ao seu carro.
Neste guia, você vai conferir todas as informações e dicas de viagem necessárias para fazer uma boa escolha na hora de investir no seu bagageiro.
A lei ainda especifica alguns detalhes. Os itens carregados não podem atrapalhar a visibilidade do motorista ou mudar a estabilidade do carro. Se a carga passar dos limites, a infração é considerada grave.
A resposta é não, não é proibido fazer esse transporte em cima do carro, qualquer veículo pode levar algo no teto, desde que os objetos estejam acomodados da maneira correta e dentro das normas estabelecidas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Além disso, lembre-se sempre de que: você não pode colocar mais do que a capacidade de peso máxima no teto do seu veículo ou do que a capacidade de carga do bagageiro de teto em si.
Sabemos que os carros de passeios não foram desenvolvidos para carregar uma grande quantidade de carga, então algumas pessoas sempre têm a dúvida se é proibido ou não o uso de bagageiro de teto ou carregar coisas em cima do carro.
Apesar da praticidade, o motorista precisa ficar atento a estabilidade do seu veículo, que pode sofrer mudança ao se utilizar o bagageiro de teto do carro. As curvas fechadas, por exemplo, devem ser feitas com mais cuidado, respeitando rigorosamente o limite de velocidade e evitando as manobras bruscas, como mudança repentina de faixas.