Podemos afirmar que os anéis aromáticos ou arenos trissubstituídos são compostos orgânicos cíclicos e planares que possuem três átomos diferentes do carbono e do hidrogênio em sua estrutura. ... Sabe-se que a quantidade de átomos no anel também pode variar.
Benzeno é um hidrocarboneto classificado como hidrocarboneto aromático, e é a base para esta classe de hidrocarbonetos: todos os aromáticos possuem um anel benzênico (benzeno), que, por isso, é também chamado de anel aromático, possui a fórmula C6H6.
É definida como aromaticidade a propriedade química apresentada por algumas estruturas, tais como anéis conjugados de ligações insaturadas, orbitais vazios ou pares de elétrons isolados. ... Devido a essa estrutura peculiar, os compostos aromáticos apresentam uma estabilidade especial, muito mais forte do que a esperada.
Uma molécula planar é uma molécula cujos átomos pertencem a um plano, é, obviamente, simétrica em relação à reflexão.
O modelo para o benzeno consiste em duas formas de ressonância, que corresponde às ligações duplas e simples que se sobrepõem para produzir seis ligações de um e meio. O benzeno é uma molécula mais estável do que seria esperado sem contabilizar a deslocalização da carga.
Anéis aromáticos ou arenos são compostos orgânicos cíclicos e planares que possuem ligações duplas alternadas, que pelo fenômeno de ressonância formam nuvens de elétrons pi deslocalizadas. Os anéis aromáticos podem ser homocíclicos (somente carbono) ou heterocíclicos (possui um heteroátomo).
-O CARBONO SEMPRE VAI FAZER 4 LIGAÇÕES. -CASO O CARBONO NÃO POSSUA LIGAÇÕES A 4 O HIDROGÊNIO ESTÁ AI PARA ISSO PARA COMPLETAR SUA CADEIA. PERCEBA NA IMAGEM DO CARBONO DA PONTA DE BAIXO ELE ESTA FAZENDO 3 LIGAÇÕES COM OUTROS CARBONOS QUANTAS FALTAM UMA É O HIDROGÊNIO ENTRE COMO 1 PARA COMPLETAR SUA CADEIA.
4 carbonos precisam de 10 hidrogênios, pois teríamos C - C - C - C, os carbonos do meio precisam de 2 hidrogênios cada e os carbonos dos extremos (pontas) precisam de 3 hidrogênios cada....Ou seja, repetindo apenas os números:
Portanto, sua fórmula molecular é C8H18. Desse modo fica até mais fácil de contar a quantidade de hidrogênios, basta somar os índices (3 +3+ 3 +2 +1 +3 +3 = 18).
O jeito mais prático de descobrir o número de hidrogênios que ficar em cada molécula de carbono é montando a forma estrutural do composto. e o composto é um hidrocarboneto, portanto devemos completar as ligações para que cada carbono tenha 4 ligantes, ≡ .
A numeração dos seus carbonos sempre deve ser iniciada por um desses carbonos. O restante da cadeia deve ser numerado de forma a proporcionar o menor número possível aos carbonos dos outros radicais. OBS.: Os dois carbonos centrais (setas verdes) do naftaleno nunca são numerados.
Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas. Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente. Esse processo é explicado pela teoria do octeto, que dita que cada átomo, para alcançar estabilidade, precisa ter em sua camada de valência oito elétrons.