EQST

O Que Transtorno Decorrente Do Uso De Lcool?

O que é transtorno decorrente do uso de álcool?

Transtorno decorrente do uso de bebidas alcoólicas é um termo utilizado para se referir ao alcoolismo. Diversas condições com definição específica categorizam melhor os padrões do abuso de álcool.

Como o álcool afeta a saúde mental?

Um dos principais problemas associados com o uso de álcool para lidar com problemas de saúde mental é que o consumo regular de álcool altera a química do cérebro. Ela diminui os níveis de serotonina – uma substância química que interfere, dentre outros processos, com as famosas depressão e ansiedade.

Quais são os fatores de risco a saúde física e mental associada ao consumo de bebidas alcoólicas?

Entre as complicações mais comuns, podemos citar as gastrites, úlceras, hepatites, anemias, hipertensão arterial, cirrose, pancreatite e acidentes vasculares encefálicos. Além disso, existem fatores psicológicos, como a ansiedade e a pertubação do humor, que podem perdurar por momentos além do consumo.

Qual a relação do álcool com a Serotonina?

O Álcool estimula diretamente a liberação de outros neurotransmissores como a serotonina e endorfinas que parecem contribuir para os sintomas de bem-estar presentes na intoxicação alcoólica.

O que é transtorno por uso de substâncias?

Transtornos por uso de substâncias envolvem um padrão patológico dos comportamentos em que os pacientes continuam a usar uma substância apesar de experimentarem problemas significativos relacionados ao uso.

Qual é o efeito do álcool no sistema nervoso?

O etanol é uma substância depressora do SNC e afeta diversos neurotransmissores no cerébro, entre eles, o ácido gama-aminobutírico (GABA) e o glutamato. O ácido Gama-amino-butírico é o principal neurotransmissor inibitório do SNC.

Por que o álcool afeta seu comportamento?

O excesso de álcool no corpo afeta principalmente o cérebro: há uma distorção da percepção, a capacidade de discernimento é perturbada, a concentração diminui. Ao mesmo tempo, reduz a timidez. Talvez surja um agradável sentimento de despreocupação.

Quais são os problemas que o consumo de álcool e outros tipos de drogas pode causar as pessoas?

“Quando as pessoas fazem uso abusivo recorrente de substâncias, elas estão dando um primeiro passo rumo a uma possível dependência no futuro. Sem falar que a perda dos sentidos deixa o indivíduo vulnerável a acidentes, assaltos, relações sexuais desprotegidas, entre outras situações”, ressalta a psiquiatra.

Quais os fatores de risco e as consequências associadas ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas entre a população brasileira?

Dentre os efeitos diretos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas destacam-se: o aumento do risco de desenvolvimento de patologias (inclusive as mentais), to- lerância ao álcool (com possibilidade de desenvolvimento de dependência) e a prática de outros comportamentos de risco, como por exemplo, dirigir alcoolizado, ...

Qual tipo de ação o álcool proporciona ao SNC?

o álcool é uma substância psicotrópica depressora do sistema nervoso central (SNC), que promove alteração simultânea de inúmeras vias neuronais, gerando profundo impacto neurológico e traduzindo-se em diversas alterações biológicas e comportamentais.

Qual região do encéfalo e afetada pelo álcool?

Consumo freqüente e excessivo de álcool danifica uma área na parte de trás do cérebro chamada cerebelo, resultando em má coordenação e equilíbrio, dificuldade para andar, tremores involuntários e movimentos oculares “indo e voltando” conhecidos como nistagmo.

O que acontece quando a pessoa bebe muita cachaça?

A bebida alcoólica pode provocar diversos efeitos além da euforia, prazer e excitação. O excesso de álcool no cérebro leva a efeitos psíquicos como redução da concentração, da atenção, da memória recente e da capacidade de julgamento.