Protocolo de BRUCE - Ë o mais conhecido e utilizado em nosso meio. Consiste na aplicação de cargas progressivas a cada três minutos de forma contínua. O VO2 máx é estimado por: VO2 máx ml (kg.
No protocolo de Ellestad, prevalece o aumento de velocidade, com estágios com menor duração (1º com 3 minutos, demais com 2 minutos). Utilizado em indivíduos fisicamente ativos, jovens e atletas. Após o exercício, há um período de recuperação de 4 a 6 minutos.
Para medir o VO2 pode-se realizar o teste de ergoespirometria, também chamado de teste da capacidade pulmonar ou teste do esforço, que é realizado numa esteira ou bicicleta ergométrica, com a pessoa usando uma máscara no rosto e com eletrodos colados no corpo.
O teste de corrida vai-e-vem ou shuttle run de 20 m (SR-20m) é um dos testes de campo mais utilizados para estimativa do VO2máx e diagnóstico da aptidão cardiorrespiratória em diferentes populações.
Duas marcas são colocadas a uma distância de 20m entre elas e uma área de descanso medindo 5m é colocada no lado inicial. O atleta/árbitro deve deslocar-se de uma marca à outra numa velocidade que é determinada pelo ritmo do áudio. A velocidade é regularmente aumentada a cada estágio.
O VO2máx é usado para medir o “condicionamento” e o quão “condicionável” é o indivíduo. Costuma ser o melhor índice fisiológico para classificação e triagem de atletas. E mais, normalmente é genético, não podendo ser melhorado muito acima de 20 ou 30%.
Historicamente, o teste de 1 minuto é utilizado para verificar a força de resistência dos músculos da parede abdominal, bem como, o teste de 1RM se propondo a avaliar a força máxima dos sujeitos.
Este teste avalia a resistência do indivíduo dos músculos do abdômen e e flexores de quadril, executando o chamado "Flexões Abdominais com Apoio".
O teste de Abdominais consiste na execução do maior número de abdominais a uma cadência predefinida. Este teste tem como objetivo avaliar a força de resistência dos músculos da região abdominal.
Os testes neuromotores e de mobilidade incluíram: força muscular dos membros inferiores e superiores, agilidade, flexibilidade do tronco, velocidade de levantar-se da cadeira, equilíbrio estático, velocidade normal de andar e velocidade máxima de andar.
A resistência muscular localizada exige a repetição de um movimento no maior tempo possível, sem prejudicar a qualidade da atividade.
Um exemplo é andar de bicicleta, que engloba vários grupos musculares em conjunto com os sistemas corporais. A resistência muscular localizada é quando um atleta, por exemplo, realiza a repetição de um movimento determinado em um tempo máximo de maneira que tal fato não comprometa a eficácia do mesmo.
Ela tem como objetivo desenvolver no praticante uma boa predisposição cardiovascular. Ela tenciona a dar uma resistência maior à fadiga. É conseqüência desse tipo de treinamento a melhora da definição e fortalecimento da musculatura, diminuindo a gordura corporal.
A resistência geral é considerada como a capacidade que o indivíduo tem de executar alguma atividade prolongada que englobe vários grupos musculares juntamente com sistemas cardiorrespiratório, neuromusculares e SNC. ... Podemos dividir a resistência geral em atividades aeróbicas e anaeróbicas.
Resposta:A resistência aeróbica é a capacidade de um ser humano de levar a cabo um esforço de intensidade média ou leve num tempo extenso. A resistência anaeróbica,porém refere-se à capacidade de realizar um esforço bastante intenso por um tempo breve.
Resistência estática é um atributo dos heróis que reduz a duração da maioria dos efeitos negativos e os valores dos retardos. Por padrão, todas as unidades têm zero de resistência estática base.
A resistência anaeróbia é a capacidade que um indivíduo possui de suportar exercícios de alta intensidade, utilizando uma quantidade reduzida de oxigênio, durante um breve período de tempo.