EQST

O Que So Os Pronomes Pessoais?

O que são os pronomes pessoais?

Pronomes Pessoais
  • 1ª pessoa: eu (singular), nós (plural);
  • 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural);
  • 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.

Quais são os pronomes oblíquos?

Os pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los.

Como usar o pronome oblíquo?

De acordo com a Gramática Tradicional, quando o verbo não exigir preposição, usa-se o pronome oblíquo “o” ou “a”. Caso exija (enquadrando-se como verbo transitivo indireto), usa-se o pronome oblíquo pessoal “lhe”.

Quando oa é pronome pessoal oblíquo?

Os vocábulos o, a, os, as serão pronomes pessoais do caso oblíquo átonos quando substituírem os pronomes pessoais do caso reto ele, ela, eles, elas, exercendo a função de objeto direto ou de sujeito acusativo.

O que é pronome oblíquo exemplo?

Como explicitado, os pronomes pessoais oblíquos são aqueles que têm função de complemento nas orações. Veja os exemplos: ... Nesse caso, “ele” passa a ser pronome oblíquo. Quando se trata da preposição “com”, ela junta-se aos pronomes, dando origem às formas: “comigo”, “contigo”, “consigo”, “conosco” e “convosco”.

Quando usar o pronome oblíquo antes ou depois do verbo?

a) O pronome oblíquo virá depois do verbo auxiliar. Ex.: Haviam-me convidado para a festa. b) Se antes da locução verbal houver palavra atrativa, o pronome oblíquo ficará antes do verbo auxiliar.

Quando se usa o pronome oblíquo lhe?

O pronome oblíquo lhe é normalmente usado para substituir um objeto em uma frase, com o objetivo de evitar repetição. Ou seja, o pronome lhe substitui o complemento de um verbo quando este verbo usar preposições como a ou para. Quando falamos, é mais comum usar o pronome lhe antes do verbo.

Quais os tipos de pronomes pessoais?

Eles variam em gênero e número e são classificados de acordo com a função que exercem e sua tonicidade. Quanto à função são divididos em: Pronomes pessoais do caso reto e Pronomes pessoais do caso oblíquo. E, de acordo com a tonicidade, são classificados em: Pronome oblíquo átono ou Pronome oblíquo tônico.

O que é pronome para que serve?

Os pronomes substituem os substantivos em uma oração, como: Ex: Gabriel saiu ontem. Ele foi jantar com os amigos. Repare que o pronome ele substitui Gabriel, sem precisar repeti-lo.

Quando usar o lhe e lhes?

Para evitar o segundo erro é só prestar atenção: lhe substitui uma expressão singular e lhes substitui uma expressão plural. Outro aspecto que merece atenção: Não é correto o emprego de lhe(s) com verbos como conhecer, convidar, abraçar e outros que não exigem complemento com preposição.

Quando o lhe e objeto indireto?

Ela. O pronome pessoal oblíquo “lhe” (lhes) representa o complemento de um verbo transitivo indireto, atuando, portanto, como objeto indireto. Exemplos: Entregamos-lhe todos os presentes que recebera.

Quais são os pronomes retos e oblíquos?

Os pronomes pessoais oblíquos são aqueles que se referem às pessoas do discurso tendo função de complemento (e não de sujeito) na oração. Quando as pessoas do discurso (1ª, 2ª ou 3ª pessoa do singular ou do plural) são o sujeito da oração, trata-se do pronome pessoal reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles).

Quando a é pronome?

Os vocábulos o, a, os, as serão pronomes pessoais do caso oblíquo átonos quando substituírem os pronomes pessoais do caso reto ele, ela, eles, elas, exercendo a função de objeto direto ou de sujeito acusativo.

Qual o objetivo do pronome oblíquo lo?

O pronome oblíquo, na frase, exerce a função de complemento verbal. Por isso ele se comporta como um objeto direto ou um objeto indireto do verbo. Eles também têm função de agente da passiva e de adjunto adverbial.

Para que serve o pronome pessoal oblíquo?

Os pronomes oblíquos átonos podem exercer várias funções sintáticas. Objeto direto, objeto indireto e adjunto adnominal são algumas delas. Os pronomes oblíquos são aqueles que funcionam sintaticamente como complemento, diferentemente dos pronomes de caso reto, que desempenham função de sujeito na oração.